Oi Jonatas! Tudo bem?
Você está no caminho certo ao destacar a eficácia da prática distribuída em comparação ao cramming. A prática distribuída envolve a distribuição do estudo ao longo do tempo, o que permite uma melhor retenção e compreensão do conteúdo. Isso acontece porque o cérebro tem mais tempo para processar e consolidar a informação.
Por outro lado, o cramming, que é o ato de estudar intensivamente em um curto período de tempo, geralmente leva ao "decoreba" e à rápida perda de informação após a prova ou avaliação.
A "pirâmide de William Glasser" que você mencionou é um ótimo exemplo de como diferentes métodos de aprendizado podem impactar a retenção de conhecimento. De acordo com essa teoria, aprendemos mais quando ensinamos aos outros ou quando aplicamos o que aprendemos, em comparação a apenas ler ou ouvir.
Além disso, como você bem apontou, fatores como um ambiente de estudo favorável, boa saúde mental e física, e uma noite de sono adequada são cruciais para uma aprendizagem eficaz.
Aqui está um exemplo prático de como aplicar a prática distribuída:
- Planejamento: Divida o conteúdo a ser estudado em partes menores e distribua essas partes ao longo de dias ou semanas.
- Revisão Regular: Faça revisões periódicas do conteúdo estudado para reforçar a memória.
- Variedade de Métodos: Utilize diferentes métodos de aprendizagem, como leitura, escrita, discussão em grupo e ensino para outras pessoas.
Bons estudos!