1
resposta

Prática distribuída ou Cramming

O Cramming é estressante e retém pouco conhecimento com a passagem do tempo, deve ser usado mais em emergências, quando o tempo disponível já se esgotou. A prática distribuída deve ser adotada com maior frequência, pois é menos estressante e uma maior parte do conhecimento é retida com o passar do tempo.

1 resposta

Olá, Marcelo! Tudo bem?

Você está absolutamente correto em sua compreensão das duas técnicas de estudo.

O "Cramming", que é o estudo intensivo em um curto período de tempo, pode ser útil em situações de emergência, mas não é a melhor estratégia para retenção de conhecimento a longo prazo. Isso ocorre porque nosso cérebro precisa de tempo para consolidar as informações que aprendemos.

Por outro lado, a "Prática Distribuída", que envolve a distribuição do estudo ao longo do tempo, é uma estratégia muito mais eficaz para a retenção de conhecimento a longo prazo. Isso ocorre porque dá ao nosso cérebro a chance de consolidar as informações que aprendemos e de construir conexões mais fortes entre essas informações.

Portanto, se você estiver buscando uma aprendizagem mais eficaz e duradoura, a Prática Distribuída é definitivamente o caminho a seguir.

Por exemplo, se você estiver aprendendo um novo idioma, em vez de estudar intensivamente por várias horas em um único dia (Cramming), seria mais eficaz estudar um pouco todos os dias (Prática Distribuída). Isso permitiria ao seu cérebro tempo para processar e reter as novas palavras e frases que você está aprendendo.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software