#include <stdio.h>
#include <string.h>
#include "forca.h"
#include <time.h>
#include <stdlib.h>
char palavrasecreta[20];
char chutes[26];
int chutesdados = 0;
void abertura(){
printf("\n\n");
printf("***********************\n");
printf("* Jogo de Forca *\n");
printf("***********************\n\n");
}
void chuta(){
char chute;
scanf(" %c", &chute);
chutes [chutesdados] = chute;
chutesdados++;
}
int jachutou(char letra){
int achou = 0;
for (int j = 0; j < chutesdados; j++){
if (chutes[j] == letra){
achou = 1;
break;
}
}
return achou;
}
void desenhaforca(){
for(int i = 0; i < strlen(palavrasecreta); i++){
int achou = jachutou(palavrasecreta[i]);
if (achou){
printf("%c", palavrasecreta[i]);
} else{
printf("_ ");
}
}
printf("\n");
}
void adicionapalavra(){
char quer;
printf("Vôce deseja adicionar uma nova palavra no jogo (S/N)");
scanf("%s", &quer);
if (quer == 'S') {
char novapalavra[20];
printf("Qual nova palavra: ");
scanf("%s", novapalavra);
FILE* f;
f = fopen("palavras.txt", "r+");
if(f == 0){
printf("Desculpe, banco de dados não encontrado\n\n");
exit(1);
}
int qtd;
fscanf(f, "%d", &qtd);
qtd++;
fseek(f, 0, SEEK_SET);
fprintf(f, "%d", qtd);
fseek(f, 0, SEEK_END);
fprintf(f, "\n%s", novapalavra);
fclose(f);
}
}
void escolhepalavra(){
FILE* f;
f = fopen("palavras.txt", "r");
if (f == 0) {
printf("Desculpe, banco de dados não encontrado\n\n");
exit(1);
}
int qtdepalavras;
fscanf(f, " %d", &qtdepalavras);
srand(time(0));
int randomico = rand() % qtdepalavras;
for (int i = 0; i <= randomico; i++) {
fscanf(f, "%s", palavrasecreta);
}
fclose(f);
}
int acertou(){
for (int i = 0; i < strlen(palavrasecreta); i++){
if (!jachutou(palavrasecreta[i])){
return 0;
}
}
return 1;
}
int enforcou(){
int erros = 0;
for (int i = 0; i < chutesdados; i++){
int existe = 0;
for (int j = 0; j < strlen(palavrasecreta); j++){
if (chutes[i] == palavrasecreta[j]){
existe = 1;
break;
}
}
if (!existe) erros++;
}
return erros >= 5;
}
int main(){
abertura();
escolhepalavra();
do
{
desenhaforca();
chuta();
} while (!acertou() && !enforcou());
adicionapalavra();
}