Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Curso C II: Avançando na linguagem

Nota

9.3

Nível

Básico

Última atualização

21/09/2017

Carga horária

8h

Iniciar Curso
Concluir

Pré-requisitos:

Instrutor

  • instructor Maurício Aniche

    Doutor em engenharia de software pela USP. Um dos idealizadores do Alura e atualmente pesquisador pela Delft University of Technology na Holanda. Pode ser encontrado em clubes de dança de salão.

Veja as últimas novidades do curso Veja as perguntas frequentes Fórum do curso

Conteúdo detalhado:

  1. O Jogo de Forca

    1. Entendendo o próximo desafio
  2. Manipulando Arrays

    1. O que são arrays
    2. Como declarar arrays
    3. Como escrever dentro de arrays
    4. Como pegar o conteúdo de uma posição do array
    5. Loops dentro de loops.
  3. Números binários

    1. Que computadores conseguem representar apenas 0s e 1s na memória
    2. Que conseguimos escrever qualquer número com números binários
    3. Que podemos criar padrões e regras para escrever números com ponto flutuante, usando números binários
    4. Que números hexadecimais também são bastante importantes e utilizados
    5. Como funciona o padrão bitmap
  4. Escrevendo as Próprias Funções

    1. A escrever funções próprias
    2. A fazer uso das funções declaradas
  5. Ponteiros e Endereços de Memória

    1. O que são ponteiros
    2. Como usar ponteiros em C
    3. Que arrays são ponteiros
    4. A declarar funções com parâmetros
    5. A criar funções com retorno
    6. A usar variáveis globais
    7. Quando não usar variáveis globais
  1. Entrada e Saída (I/O)

    1. A criar e usar header files próprios
    2. A manipular entrada e saída
    3. A abrir arquivos com fopen
    4. A usar modos diferentes de abrir arquivo, como só leitura ou só escrita
    5. A ler e escrever, com fscanf e fprintf
    6. Que a biblioteca de I/O é grande, e precisamos buscar sempre pelo manual das funções
  2. Finalizando o Jogo

    1. A quebrar funções em funções menores
    2. A usar constantes para evitar números mágicos repetidos
    3. Ifs ternários