2
respostas

P5.js RAQUETE NÃO MOVIMENTA - pong

Olá, estou ha um tempão tentando descobrir o por que a raquete não se movimenta para cima e baixo conforme apertamos as setas cima e baixo.

alguém consegue encontrar o erro no meu código?

//variaveisbolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 20; let raio = diametro / 2;

//variaveisvelocidadebolinha let velocidadeXBolinha = 5; let velocidadeYBolinha = 5;

//variaveisraquete let xRaquete = 1 let yRaquete = 150 let larguraRaquete = 10 let alturaRaquete = 100

function setup() { createCanvas(600, 400); }

function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentoBolinha(); verificaColisaoBorda(); rect (xRaquete,yRaquete,larguraRaquete,alturaRaquete); movimentoRaquete();

}

function mostraBolinha(){ circle(xBolinha,yBolinha,diametro) }

function movimentoBolinha(){ xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }

function verificaColisaoBorda(){ if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){ velocidadeXBolinha *= -1; }

if (yBolinha + raio > height|| yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *=-1; }

} function mostraRaquete (){ rect (xRaquete,yRaquete,larguraRaquete,alturaRaquete);

} function movimentoRaquete(){ if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; }

if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){ yRaquete +=10; } }

2 respostas

Oi, Maria

Está Ok. Está movimentando.

Você precisa clicar na tela no jogo para poder usar as setas

// Variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;

// Variáveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;

// Variáveis da raquete
let xRaquete = 1;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 10;
let alturaRaquete = 100;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentoBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  rect(xRaquete, yRaquete, larguraRaquete, alturaRaquete);
  movimentoRaquete();
}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentoBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete() {
  rect(xRaquete, yRaquete, larguraRaquete, alturaRaquete);
}

function movimentoRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

kakakaka que ódioooooo que era só clicar na parte do jogo kakaakakakakakakakak então meu código estava certo