2
respostas

O que testar ?

Quando estamos falando de teste de unidade, o que seria? classes, métodos ? Devemos testar inteiramente o código ou somente alguns trechos importantes que tenham impacto sobre o negócio ?

2 respostas

Alguém consegue me ajudar ?

Bom dia Alan, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

Os testes de unidade servem para testar cada uma das funcionalidades do sistema separadamente, podendo ser checado se há algum erro caso haja mudança em alguma parte do código. Há ainda os testes de integração, quando testamos o código totalmente.

O ideal é que os testes de unidade embarquem toda e qualquer interação e estudos de caso que podem ocorrer no seu sistema, para que no futuro, quando houver alguma mudança no código, aquela interação se manter sem ocasionar nenhum erro.

A melhor maneira de escrever os testes de unidade é iniciar com a menor unidade possível do seu código, como um método, e seguir para as interações desse método com outros métodos, cobrindo todos os casos que podem existir dessas interações. Claro que há casos de equivalência nos quais um teste pode ser suficiente para representar situações semelhantes.

É sempre muito difícil cobrir todos os casos que possam acontecer no seu sistema, é uma situação ideal que todos eles possam ser cobertos, mas nem sempre isso é possível.

É importante que seja coberto a maioria dos casos, principalmente os mais impactantes para o negócio. São menos necessários os testes para as partes triviais do seu código e que não afetam as partes mais significativas do seu negócio.

Estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software