1
resposta

O que significa ter uma carreira bem sucedida? O que é sucesso para você?

Eu não sou da geração Z, mas cresci acreditando que sucesso era trabalhar inúmeras horas por dia, passar três horas no transporte público e suportar qualquer tipo de ambiente tóxico, porque isso demonstrava garra e determinação. Para mim, sucesso significava passar anos na mesma empresa, subindo degrau por degrau.

Hoje, aos 29 anos, vejo as coisas de forma completamente diferente. Percebo que, naquela época, eu colocava o "sucesso" acima de aspectos mais importantes da minha vida. Hoje, encaro o trabalho como algo que preciso minimamente gostar—não preciso ser apaixonada, mas precisa fazer sentido para mim. Caso contrário, torna-se inviável mantê-lo.

Mas o trabalho não é minha prioridade. Minha prioridade é minha saúde mental, minha vida, e um dia, talvez, formar uma família. Não sonho em ser CEO porque sei que esse caminho exigiria abrir mão de coisas que não estou disposta a sacrificar. Prefiro ser feliz a ser rica, e acredito que essa visão é muito mais humana e equilibrada para mim.

1 resposta

Thaís, que reflexão poderosa! Eu realmente entendo o que você quis dizer. A ideia de sucesso vai mudando com o tempo, e conforme crescemos, conseguimos ver as prioridades de forma mais clara. Muitas vezes, fomos ensinados a valorizar o sucesso profissional como um fim em si mesmo, mas o que realmente importa é encontrar um equilíbrio que permita não apenas alcançar a realização no trabalho, mas também cuidar da nossa saúde mental, relações e qualidade de vida.

A sua visão de que o trabalho deve ter um propósito, e não necessariamente ser a maior paixão, é uma perspectiva super saudável. Equilibrar a vida pessoal e profissional é o que realmente faz a diferença para muitos de nós.

A sua história também me faz pensar sobre como nossas expectativas com o trabalho e carreira podem evoluir, e como a felicidade e o bem-estar se tornam prioridades conforme amadurecemos. Para você, qual seria a definição de sucesso hoje em dia? Se a resposta te ajudar, marque como solucionada