1
resposta

O machado e a árvore.

Há um ditado chinês que afirma "Se queres cortar uma árvore bem rápido, gaste o dobro do tempo afiando o machado", ou seja, a fase mais intensa é a de preparação (planejamento/projeto). No entanto, não existe projeto perfeito, e o engessamento da primeira etapa pode comprometer o desenvolvimento e a entrega do resultado. Como não confundir a vantagem da economia de tempo do "Agile" com o excesso de planejamento?

1 resposta

Oi Henrique tudo bem?

O segredo é bom senso e experiência. Imagine que tenho 100 árvores para cortar então vale a pena deixar o machado bem afiado. Mas se tenho só uma para cortar não preciso me preocupar muito com o machado. O foco de todo negócio é o cliente, então enquanto o planejamento está agregando valor para o cliente então é bom. Se o planejamento não está mais agregando valor então não é bom.

Conheço uma história de uma equipe que era responsável por criar um Shopping Center. Então eles se reunirão e começaram a planejar tudo que iam gastar, o que iam comprar. E começaram a construir um armazém para guardar todas coisas e demoraram 1 ano só nisso. Então depois que finalizaram o armazém resolveram festejar a construção do armazém e que agora iriam iniciar a obra.

Nisso o dono do Shopping Center chega de helicóptero e vê toda aquela festa e indaga eles onde está o Shopping Center. Os engenheiros tentam argumentar mas o dono não vê valor nenhum nisso que construíram. E manda todos da equipe embora.