Sempre tive a vontade de ter um servidor para que eu pudesse aprender sobre DevOps e etc.. Eis que surge um antigo computador aqui com configurações razoáveis: i5, 8GB RAM e 500Gb HDD. Comecei a estudar sobre o Docker e me perguntei se sempre teria que fazer um bind das portas reais para as instâncias, mas vejo na documentação 'docker network' que devemos passar o ip da rede e depois conectar os conteiners a ela. Segue abaixo algumas referências:
Depois de ler estes artigos, fiquei com algumas dúvidas.
Como o computador é interpretado pelos containers?
Quando crio essa network do docker, o servidor passa a ser um roteador para os conteiners?
E os recursos da máquina?
O docker já necessita de no mínimo 2 GB de ram e etc para ser instalado, com a criação de uma docker network, como fica o consumo de memória?
Como na vida real, é possível conectar duas redes?
Digamos que eu tenha o seguinte cenário:
Preciso configurar algo em minha rede para que do Meu Notebook consiga acessar o banco de dados x.27.1 e x.28.1 ou o ssh de x.28.2?
Quando vou me conectar com x.25.129 eu não preciso colocar o IP dele, apenas o nome ou seja:
~$ ssh sa@gipsydanger
Sim, ~são nomes de Jaegers.
Então para conectar com essas outras instâncias localizadas em x.27.x e x.28.x eu necessitaria de utilizar seu IP?
~$ ssh sa@192.168.27.1
Se puder informar mais coisas que eu possa fazer para aprender mais eu agradeceria.
Extra
Se por acaso eu quisesse criar um NameServer utilizando o BIND do ubuntu para toda a rede local em 192.168.x.x teria que alterar alguma configuração em meu roteador? Isso prejudicaria minha performance de internet?