Olá, tudo bem?
Estava com uma dúvida sobre a nuvem, entendo muitos conceitos a respeito de ferramentas básicas que existem na nuvem, mas na prática não consigo entender para que aquilo serve, entendo que posso colocar máquinas e programas/sites web e banco de dados ali dentro, mas tipo já não faziam isso antes? Porque eu acessaria uma máquina na nuvem se eu tenho uma máquina em casa ou no trabalho, ou então uma máquina no Hyper-V em casa se precisasse de um segundo sistema? e outra porque eu faria um site ali, se eu ja tenho sites de hospedagem pelo mundo? E banco de dados? Já não tinha datacenter ou servidor com SGBD antes?
Peço que analisem cinco idéias que tive sobre isso:
No caso da máquinas virtuais o problema seria a rede, ou seja, a empresa toda estaria na rede e as pessoas pelo mundo.
No caso de programação, os programas acessados pela internet (sem ser os sites) precisariam de uma máquina ou servidor virtual por baixo dos panos para rodar e nessa hipótese teria-se escalabilidade, e gerenciabilidade do servidor á que ele é virtual. Mas uma pergunta a respeito...nesse caso, se isso for verdade, os programas rodados na internet, rodam no meu PC ou na nuvem? Nesse caso seria Front-end ou Back-end?
No caso do banco de dados o problema seria o custo e o gerenciamento do servidor local ou o data center, pois talvez ter uma datacenter ou servidor seria muito custoso.
Ambiente híbrido, a nuvem adicionaria uma camada de disponibilidade e segurança;
Dá para usar serviços em ambientes híbridos? Talvez um DHCP na nuvem e usado localmente...
Apenas consigo pensar nessas funcionalidades, se souberem de mais algumas, por favor falem, pois não entendo muito de nuvem...e por favor corrijam o que estiver errado nessas idéias ai em cima, pois isso é apenas intuição.