Pessoal, tudo bem?
Alguém pode me dizer uma trilha bem detalhada da carreira de segurança defensiva?
ATÉ 50% OFF
TÁ ACABANDO!
0 dias
0 horas
0 min
0 seg
Pessoal, tudo bem?
Alguém pode me dizer uma trilha bem detalhada da carreira de segurança defensiva?
Olá, amigo!
Acredito que já tenha uma resposta mais detalhada sobre isso em outro post.
De fato, segurança defensiva e segurança ofensiva são áreas complementares.
Para proteger um sistema de forma eficiente, é essencial entender como ele pode ser atacado.
Ou seja, saber como se defender exige conhecer as táticas e técnicas utilizadas pelos atacantes.
A segurança ofensiva, através de práticas como pentesting e simulações de ataques, ajuda a identificar vulnerabilidades e testar a robustez dos sistemas. Já a segurança defensiva foca em proteger esses sistemas, implementar medidas de mitigação e garantir que as ameaças sejam detectadas e neutralizadas rapidamente.
Em resumo: as duas abordagens andam juntas.
Conhecer as formas de ataque é crucial para construir defesas mais eficazes.
Se quiser saber mais detalhadamente comente ai.
Voce pretende ser RED ou BLUE Team?
Bons estudos.
SOC e blue team seria a mesma coisa que desenvolvimento seguro?
Aqui de novo...
Não exatamente! Embora SOC (Security Operations Center) e Blue Team tenham um foco em segurança, eles não são a mesma coisa que desenvolvimento seguro, apesar de haver uma sobreposição em algumas áreas.
O SOC é um centro de operações de segurança responsável por monitorar, detectar, analisar e responder a incidentes de segurança em tempo real. Ele é mais voltado para a defesa reativa: quando algo já acontece, o SOC entra em ação para mitigar danos, identificar vulnerabilidades exploradas e responder a ataques.
O foco aqui está em monitoramento constante, detecção de ameaças e resposta a incidentes.
O Blue Team é a equipe de defesa em uma organização, responsável por proteger os sistemas de TI e redes de ataques cibernéticos.
Em contraste com o Red Team, que simula ataques para testar as defesas, o Blue Team implementa e mantém as estratégias de segurança, como firewalls, sistemas de detecção de intrusão (IDS), políticas de segurança, etc.
Ele foca mais em prevenção, defesa e monitoramento.
O desenvolvimento seguro (ou Secure Software Development/SSD) é uma abordagem onde a segurança é incorporada ao ciclo de vida do desenvolvimento de software.
Isso inclui práticas como:
O objetivo do desenvolvimento seguro é prevenir falhas de segurança desde a fase de design e desenvolvimento, e não somente reagir a incidentes.
Diferenças principais:
Dito isso, todas essas áreas se complementam. Um Blue Team pode estar envolvido em aspectos de segurança de infraestrutura e rede, enquanto o desenvolvimento seguro se concentra em garantir que o próprio software não tenha vulnerabilidades.
Ambos contribuem para uma estratégia de segurança em camadas.
A verdade que devemos aprender um pouco de tudo e se especializar em uma area especifica. O famoso dev em T que ouvimos tanto falar.
Comente ai alguma duvida.
Bons estudos.
Me diga a trilha então de SOC e blue team (segurança defensiva), foi isso que eu quis dizer...