Olá fiz o que o vídeo manda, o jogo funciona, mas o Fantasma não anda. NOTE que no código os fantasmas estão propositalmente com a letra P de Phanton.
require_relative 'ui'
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split ("\n")
end
def encontra_jogador(mapa)
caractere_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
if coluna_do_heroi
return [linha, coluna_do_heroi]
end
end
end
def calcula_nova_posicao (heroi, direcao)
heroi = heroi.dup
movimentos = {
"W" => [-1,0],
"S" => [+1,0],
"A" => [0,-1],
"D" => [0,+1]
}
movimento = movimentos[direcao]
heroi[0] += movimento[0]
heroi[1] += movimento[1]
heroi
end
def posicao_valida?(mapa, posicao)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estoutou_linhas = posicao[0].to_i < 0 || posicao[0].to_i >= linhas
estouro_colunas = posicao[1].to_i < 0 || posicao[1].to_i >= colunas
if estoutou_linhas || estouro_colunas
return false
end
if mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "X"
return false
end
true
end
def move_fantasma(mapa, linha, coluna)
mapa[linha][coluna] = " "
linha += 0
coluna += 1
mapa[linha][coluna] = "P"
end
def move_fantasmas(mapa)
caractere_do_fantasma = "P"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, linha, coluna
end
end
end
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa 2
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = calcula_nova_posicao heroi, direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
next
end
mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " "
mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end