Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Ninguém me deixa triste.

Então... Se a atitude de outra pessoa me gera esse sentimento, esse outrem não é a causa da minha tristeza? Sou responsável pela forma como trato esse sentimento desencadeado pelo fator externo, mas não por te-lo. Penso como um carro com a porta amassada por uma batida de outro carro. O amassado está lá , é do carro, mas não foi por ele criado. A causa foi o impacto do outro carro. Sem impacto sem amassado. O sentimento é meu, a forma como o trato é minha, mas o gatilho não pode ser externo? Ninguém me deixa triste não éuma generalização um pouco ousada? Várias pessoas e coisas ame deixam triste. Não ficaria triste sem a atuação delas em meus sentimentos. Ou esse "deixa" tem o sentido de "permanência"? Vejo uma propaganda do médico sem fronteiras e fico triste por ver tanta fome. Não tivesse visto a propaganda, continuaria feliz comento pipoca gourmet de 100 real o pacote. Aquilo mexe comigo, causa o sentimento, deflagra uma reação. Minha reação mas com causa externa. Faço uma doação ou deixo o tempo passar e esqueço a tristeza. Aí é como eu lido com esse sentimento que o comercial me causou.... Ah, chega. To muito prolixo, mas é que realmente gosto muito do conceito, e queria entender melhor. Acho que vou comprar o livro.... Tem aí na casa do código ?

3 respostas
solução!

Oi Adir,

Que bacana ver suas reflexões, a ideia é justamente é essa: fazer provocações (saudáveis) para começarmos a pensar nisso tudo.

Eu adoro essa frase de Jean Paul Sartre "Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você."

Nós temos uma reação por conta de uma ação, isso é fato, mas cabe a nós administrarmos essas questões. O outro pode fazer algo que me chateie, incomode, irrite... Eu eu posso reagir a isso (e devo fazer, porque a partir do momento em que não sinto nada algo deve estar bem errado), mas o ideal, dentro da minha visão de mundo, é que eu sou responsável por aquilo: posso ficar brava com uma situação? Posso, agora o que vai diferenciar é se uso aquilo como aprendizado ou como oxigênio para alimentar meu "ranço" por exemplo.

Esse éo ponto. Alguém me deixa triste. Não vejo como fugir disso. Se permaneço triste, aí é comigo. Não sei, talvez esteja interpretando o "deixa" de uma forma muito limitada ou diferente da sua . Obrigado pela tempestividade na resposta. Adorando o curso

"Ou esse "deixa" tem o sentido de "permanência"?"

Acredito que sim. Podem nos fazer tristes, mas só continuamos tristes se quisermos, pois podemos reagir positivamente para contornar o que foi nos causado.

Reflexão importante.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software