Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Nao pontuamos.

A raquete segue a bolinha, não conseguimos pontuar. Como fazer o acerto?

6 respostas

Oi Marcelo tudo bem?

Poderia compartilhar seu projeto para darmos uma olhadinha.

//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diamentro = 17;
let raio = diamentro / 2;

// velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;

//variaveis da raquete
let xRaquete = 6;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound ("trilha.mp3");
  ponto = loadSound ("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}


function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();    
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha, yBolinha, diamentro)
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha
  yBolinha += velocidadeYBolinha
}

function verificaColisaoBorda() {
  if (xBolinha + raio > width ||
    xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height ||
    yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x, y) {
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete() {
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y) {
  colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);

  if (colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar() {
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(150, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(450, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto() {
  if (xBolinha > 590) {
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10) {
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}

Nao sei se compartilhei corretamente, como solicitou. É assim mesmo?

Eu coloquei o código entre três backticks para formatar.

Então. Seu código está correto. O jeito que a AI está programada está no nível Perfect. Você precisa humanizar ela um pouco, fazer ela errar a direção aleatoriamente, fazer ela inverter a direção aleatoriamente. Aí vai da sua imaginação.

Perfeito André, porém o direção aleatória se da por modificar a função movimentaRaqueteOponente?

function movimentaRaqueteOponente() { velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;

yRaqueteOponente += velocidadeYOponente }

e outra dúvida. O que são "backticks"? Desculpa se alguma pergunta é besta. Rs

solução!

Isso Marcelo tem que mudar a movimentaRaqueteOponente.

Como formatar o código

É possível criar blocos de código adicionando três backticks (```) antes e depois do código
Para escapar a formatação, utilize crases `dessa _forma_`
Serão exibidas apenas tags HTML e XML que estiverem entre ``