A raquete segue a bolinha, não conseguimos pontuar. Como fazer o acerto?
A raquete segue a bolinha, não conseguimos pontuar. Como fazer o acerto?
Oi Marcelo tudo bem?
Poderia compartilhar seu projeto para darmos uma olhadinha.
//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diamentro = 17;
let raio = diamentro / 2;
// velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 6;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound ("trilha.mp3");
ponto = loadSound ("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diamentro)
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha
yBolinha += velocidadeYBolinha
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluiPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10) {
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
Nao sei se compartilhei corretamente, como solicitou. É assim mesmo?
Eu coloquei o código entre três backticks para formatar.
Então. Seu código está correto. O jeito que a AI está programada está no nível Perfect. Você precisa humanizar ela um pouco, fazer ela errar a direção aleatoriamente, fazer ela inverter a direção aleatoriamente. Aí vai da sua imaginação.
Perfeito André, porém o direção aleatória se da por modificar a função movimentaRaqueteOponente?
function movimentaRaqueteOponente() { velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente }
e outra dúvida. O que são "backticks"? Desculpa se alguma pergunta é besta. Rs
Isso Marcelo tem que mudar a movimentaRaqueteOponente.
Como formatar o código
É possível criar blocos de código adicionando três backticks (```) antes e depois do código
Para escapar a formatação, utilize crases `dessa _forma_`
Serão exibidas apenas tags HTML e XML que estiverem entre ``