/fogefoge2.rb:38:in `posicao_valida?': undefined method `[]' for nil:NilClass (NoMethodError)
from /home/oteti/Alura/3Ruby /fogefoge2.rb:71:in `posicoes_validas_a_partir_de'
Eu resolvi meu problema colocando "X" no final do mapa, assim fechando a borda final do mapa. Mas estou sem entender do porque desse erro ter ocorrido!
require_relative 'ui2'
def le_mapa(mapa)
arquivo = "mapa2.txt"
texto = File.read(arquivo)
mapa = texto.split("\n")
end
def movimento_do_heroi(mapa)
caracter_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
if coluna_do_heroi
return [linha, coluna_do_heroi]
end
end
end
def calculando_nova_posicao(direcao, heroi)
heroi = heroi.dup
movimentos = {
"W" => [-1,0],
"S" => [1,0],
"A" => [0,-1],
"D" => [0,1]
}
movimento = movimentos[direcao]
heroi[0] += movimento[0]
heroi[1] += movimento[1]
heroi
end
def posicao_valida?(mapa, nova_posicao)
linha = mapa.size
coluna = mapa[0].size
estourou_linhas = nova_posicao[0] < 0 || nova_posicao[0] >= linha
estourou_colunas = nova_posicao[1] < 0 || nova_posicao[1] >= coluna
valor_local = mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]]
if valor_local == "X" || valor_local == "F"
return false
end
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
true
end
def move_fantasmas(mapa)
caracter_do_fantasma = "F"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha_do_fantasma|
linha_atual.chars.each_with_index do |caracter_encontrado, coluna_do_fantasma|
eh_fantasma = caracter_encontrado == caracter_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, linha_do_fantasma, coluna_do_fantasma
end
end
end
end
def move_fantasma (mapa,linha_do_fantasma,coluna_do_fantasma)
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, [linha_do_fantasma, coluna_do_fantasma]
return if posicoes.empty?
nova_posicao = posicoes[0]
mapa[linha_do_fantasma][coluna_do_fantasma] = " "
mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "F"
end
def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, nova_posicao)
posicoes = []
baixo = [nova_posicao[0] + 1,nova_posicao[1]]
if posicao_valida? mapa, baixo
posicoes << baixo
end
direita = [nova_posicao[0],nova_posicao[1] + 1]
if posicao_valida? mapa, direita
posicoes << direita
end
cima = [nova_posicao[0] - 1,nova_posicao[1]]
if posicao_valida? mapa, cima
posicoes << cima
end
esquerda = [nova_posicao[0],nova_posicao[1] - 1 ]
if posicao_valida? mapa, esquerda
posicoes << esquerda
end
posicoes
end
def jogo(nome)
mapa = le_mapa mapa
while true
desenha_mapa mapa
direcao = pede_movimento
heroi = movimento_do_heroi mapa
nova_posicao = calculando_nova_posicao direcao, heroi
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
next
end
mapa[heroi[0]][heroi[1]] = " "
mapa[nova_posicao[0]][nova_posicao[1]] = "H"
move_fantasmas mapa
end
end
def inicia_fogefoge2
nome = da_boas_vindas
jogo nome
end
desde já, agradeço!