//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let larguraRaqueteOponente = 10;
let alturaRaqueteOponente = 90;
let velocidadeYOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
let colidiu = false;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
telaDeFundoDoJogo();
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function telaDeFundoDoJogo(){
background(0);
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio <0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio <0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, larguraRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaqueteBiblioteca(x, y){
colidiu =
collideRectCircle(x, y,larguraRaquete,alturaRaquete,xBolinha,yBolinha,raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - larguraRaqueteOponente /2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(30);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 3, 40, 25);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 3, 40, 25);
fill(255);
text(pontosOponente, 470,26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 591){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 9){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}