jogador = {
sprite = 32,
x = 120,
y = 68
}
constantes = {
altura_do_mapa = 240,
largura_do_mapa = 138
}
function temColisaoComMapa(ponto)
blocoX = ponto.x / 8
blocoY = ponto.y / 8
blocoId = mget(blocoX, blocoY)
if blocoId >= 128 then
return true
else
return false
end
end
function tentaMoverPara(meuDeslocamentoY)
superiorEsquerdo = {
x = jogador.x - 8,
y = jogador.y - 8 - 1
}
superiorDireito = {
x = jogador.x + 8,
y = jogador.y - 8 - 1
}
inferiorDireito = {
x = jogador.x + 7,
y = jogador.y + 7
jogador.y = jogador.y + 7 + meuDeslocamentoY
}
inferiorEsquerdo = {
x = jogador.x - 8,
y = jogador.y + 7 + meuDeslocamentoY
}
if temColisaoComMapa(inferiorDireito) or
temColisaoComMapa(inferiorEsquerdo) or
temColisaoComMapa(superiorDireito) or
temColisaoComMapa(superiorEsquerdo) then
-- colisao
else
jogador.y = jogador.y + 1
end
end
function movejogador()
-- cima
if btn(0) then
tentaMoverPara(-1)
jogador.y = jogador.y -1
end
-- baixo
if btn(1) then
tentaMoverPara(1)
jogador.y = jogador.y + 1
end
-- esquerda
if btn(2) then
jogador.x = jogador.x - 1
end
-- direita
if btn(3) then
jogador.x = jogador.x + 1
end
function desenhajogador()
spr(jogador.sprite,
jogador.x - 8,
jogador.y - 8,
0, -- cor de fundo
1, -- escala
0, -- espelhar
0, -- rotacionar
2, -- quantos blocos para direita
2) -- quantos blocos para baixo
end
function desenhamapa()
cls()
map(0, -- posicao x no mapa
0, -- posicao y no mapa
constantes.altura_do_mapa, -- quanto desenhar x
constantes.largura_do_mapa, -- quanto desenhar y
0, -- em qual ponto colocar o x
0) -- em qual ponto colocar o y
end
function TIC()
movejogador()
cls()
desenhamapa()
desenhajogador()
end