1
resposta

minha raquete não funciona.

//variaveis da Bolinho
let xBolinha  = 300;
let yBolinha  = 200;
let diamentro = 15;
let raio = diamentro / 2 ;

//velocidades da Bolinha
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;
let RaqueteComprimento = 10;
let RaqueteAltura = 90;

//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeyOponente;
let chanceDeErrar = 0;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload() {
    trilha = loadSound("trilha.mp3");
    ponto = loadSound("ponto.mp3");
    raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);//1 - Desenha o background 
  mostraBolinha();// 2 - Desenha a bolinha
  movimentaBolinha();// 3 - Movimenta a Bolinha
  verificaColisaoBorda();// 4 - Verifica Colisão da bolinha
  mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();

  // 5- Volta para o início da função draw()

 }

function mostraBolinha() {
    circle(xBolinha, yBolinha, diamentro)
}

function movimentaBolinha() {
    xBolinha += velocidadexBolinha;
    yBolinha += velocidadeyBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
    if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
        velocidadexBolinha *= -1;
    }
    if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
        velocidadeyBolinha *= -1;
    }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x,y,RaqueteComprimento,
       RaqueteAltura);

}

function movimentaMinhaRaquete(){
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    }
  }

function verificaColisaoRaquete() {
    if (xBolinha - raio < xRaquete + RaqueteComprimento
        && yBolinha - raio < yRaquete + RaqueteAltura
        && yBolinha + raio > yRaquete) {
        velocidadexBolinha *= -1;
      raquetada.play();
    }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y) {
    colidiu = collideRectCircle(x, y, RaqueteComprimento, RaqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
    if (colidiu){
        velocidadexBolinha *= -1;
      raquetada.play();
    }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
   if (keyIsDown(87)) {
        yRaqueteOponente -= 10;
    }
    if (keyIsDown(83)) {
        yRaqueteOponente += 10;
    }

}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeyOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - RaqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeyOponente + chanceDeErrar
  calculaChanceDeErrar()
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

function incluiPlacar() {
    stroke(255);
    textAlign(CENTER);
    textSize(16);
    fill(color(255, 140, 0));
    rect(150, 10, 40, 20);
    fill(255);
    text(meusPontos, 170, 26);
    fill(color(255, 140, 0));
    rect(450, 10, 40, 20)
    fill(255);
    text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto() {
    if (xBolinha > 590) {
        meusPontos += 1;
       ponto.play();
    }
    if (xBolinha < 10) {
        pontosDoOponente += 1;
       ponto.play();
    }
}
1 resposta

Oi, Laerte! Tudo certo?

O código funcionou perfeitamente aqui - realizei alguns testes e a verificação foi certeira. Gostaria de saber se posso ter acesso ao link do seu projeto, por favor? Pois assim consigo checar o que houve (nas outras abas do projeto algum bug pode ser encontrado).

Abraços!

Fico no aguardo e à disposição

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software