//variaveis da Bolinho
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diamentro = 15;
let raio = diamentro / 2 ;
//velocidades da Bolinha
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;
let RaqueteComprimento = 10;
let RaqueteAltura = 90;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeyOponente;
let chanceDeErrar = 0;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload() {
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);//1 - Desenha o background
mostraBolinha();// 2 - Desenha a bolinha
movimentaBolinha();// 3 - Movimenta a Bolinha
verificaColisaoBorda();// 4 - Verifica Colisão da bolinha
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
// 5- Volta para o início da função draw()
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diamentro)
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadexBolinha;
yBolinha += velocidadeyBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadexBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeyBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x,y,RaqueteComprimento,
RaqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (xBolinha - raio < xRaquete + RaqueteComprimento
&& yBolinha - raio < yRaquete + RaqueteAltura
&& yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadexBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
colidiu = collideRectCircle(x, y, RaqueteComprimento, RaqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadexBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
if (keyIsDown(87)) {
yRaqueteOponente -= 10;
}
if (keyIsDown(83)) {
yRaqueteOponente += 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeyOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - RaqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeyOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function incluiPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 10, 40, 20)
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10) {
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}