//parametros da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 14; let velocidadexBolinha = 6; let velocidadeyBolinha = 6; let raio= diametro/2;
//parametros da raquete do jogador let xRaqueteJogador = 5; let yRaqueteJogador = 150; let larguraRaqueteJogador = 10; let comprimentoRaqueteJogador = 90;
//parametros da raquete do console let xRaqueteConsole = 585; let yRaqueteConsole = 150; let larguraRaqueteConsole = 10; let comprimentoRaqueteConsole = 90; let velocidadeRaquete; let chanceDeErrar = 0;
//parametros do placar let pontosJogador = 0; let pontosConsole = 0;
//sons do jogo let raquetada; let ponto; let trilha;
function preload() { trilha = loadSound("trilha.mp3"); ponto = loadSound("ponto.mp3"); raquetada = loadSound("raquetada.mp3"); }
function setup() { createCanvas(600, 400); trilha.loop(); }
function draw() { background(0); bolinha(); movimentaBolinha(); colisaoBorda(); raqueteJogador(); movimentoRaqueteJogador(); colisaoRaqueteJogador(); raqueteConsole(); movimentoRaqueteConsole(); colisaoRaqueteConsole(); incluiPlacar(); pontosMarcados(); }
function bolinha(){ circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}
function movimentaBolinha(){ xBolinha += velocidadexBolinha; yBolinha += velocidadeyBolinha;
}
function colisaoBorda(){ if((xBolinha+raio)>width || (xBolinha-raio)<0){ velocidadexBolinha *= -1;
} if((yBolinha+raio)>height || (yBolinha-raio)<0){ velocidadeyBolinha *= -1;
}
}
function raqueteJogador(){ rect(xRaqueteJogador,yRaqueteJogador,larguraRaqueteJogador, comprimentoRaqueteJogador);
}
function movimentoRaqueteJogador(){ if (keyIsDown(UP_ARROW)){ yRaqueteJogador -= 10; }
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){ yRaqueteJogador += 10; }
}
function colisaoRaqueteJogador(){ if(xBolinha - raio < xRaqueteJogador + larguraRaqueteJogador && yBolinha + raio < yRaqueteJogador + comprimentoRaqueteJogador && yBolinha - raio > yRaqueteJogador) { velocidadexBolinha *= -1; raquetada.play(); }
}
function raqueteConsole(){ rect(xRaqueteConsole,yRaqueteConsole,larguraRaqueteConsole, comprimentoRaqueteConsole);
}
function movimentoRaqueteConsole(){ velocidadeRaquete = yBolinha - yRaqueteConsole - comprimentoRaqueteConsole / 2 - 30; yRaqueteConsole += velocidadeRaquete + chanceDeErrar; calculaChanceDeErrar();
} function calculaChanceDeErrar() { if (pontosConsole >= pontosJogador) { chanceDeErrar += 1 if (chanceDeErrar >= 39){ chanceDeErrar = 40 } } else { chanceDeErrar -= 1 if (chanceDeErrar <= 35){ chanceDeErrar = 35 } } } function colisaoRaqueteConsole(){ if(xBolinha + raio > xRaqueteConsole && yBolinha + raio < yRaqueteConsole + comprimentoRaqueteConsole && yBolinha - raio > yRaqueteConsole) { velocidadexBolinha *= -1; raquetada.play(); }
}
function incluiPlacar(){ textSize(14); fill(color(255,20,147)); rect(190,10,30,20); fill(255); text(pontosJogador, 200, 26); fill(color(255,20,147)); rect(390,10,30,20); fill(255); text(pontosConsole, 400, 26);
}
function pontosMarcados(){ if(xBolinha>593){ pontosJogador += 1; ponto.play();
} if(xBolinha<7){ pontosConsole += 1; ponto.play();
} }