Olá, aparentemente o meu jogo está funcionando, só que quando faço o primeiro movimento, os fantasmas somem. Somente o herói continua aparecendo e se movimentando na tela. Revisei o código, mas não sei onde está o erro.
require_relative 'ui'
def le_mapa numero
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split "\n"
end
def encontra_jogador mapa
heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual = mapa[linha]
coluna_do_heroi = linha_atual.index heroi
if coluna_do_heroi
return [linha, coluna_do_heroi]
end
end
nil
end
def soma_vetor vetor1, vetor2
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1], vetor2[1]]
end
def posicao_valida_a_partir_de mapa, novo_mapa, posicao
posicoes = []
movimentos = [[-1, 0], [0, +1], [+1, 0], [0, -1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes
end
def calcula_nova_posicao heroi, direcao
heroi = heroi.dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [+1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, +1]
}
movimento = movimentos[direcao]
heroi[0] += movimento[0]
heroi[1] += movimento[1]
heroi
end
def posicao_valida? mapa, posicao
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
valor_atual = mapa [posicao[0]] [posicao[1]]
if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
return false
end
true
end
def move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
posicoes = posicao_valida_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
return if posicoes.empty?
aleatoria = rand posicoes.size
posicao = posicoes[aleatoria]
mapa[linha][coluna] = " "
novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end
def copia_mapa mapa
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end
def move_fantasmas mapa
fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def jogador_perdeu? mapa
perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end
def joga nome
mapa = le_mapa 2
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = calcula_nova_posicao heroi, direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao
next
end
mapa [heroi[0]][heroi[1]] = " "
mapa [nova_posicao[0]] [nova_posicao[1]] = "H"
mapa = move_fantasmas mapa
if jogador_perdeu? mapa
game_over
break
end
end
end
def inicia_jogo
nome = boas_vindas
joga nome
end