Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Mesmo com o codigo certo, nao contabiliza os pontos do PONG

Meu codigo não esta dando nenhum erro, mas não contabiliza os pontos, não sei o que pode ser, analisei e não vi nada de errado, poderiam me ajudar?? Abaixo deixarei meu codigo;

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}
3 respostas

Olá Gabriel, poderia enviar o código completo?

// Variavel Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let Raio = diametro /2

// Velocidade da Bolinha
let velocidadeXbolinha = 5;
let velocidadeYbolinha = 5;

// Variavel Minha Raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

// Placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

let colidiu = false

// Variavel Raquete Oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostrarBolinha();
  velocidadeBolinha();
  colisãoBolinha();
  mostrarMinhaRaquete();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisãoRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisãoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  verificaColisãoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluirPontos();
  marcaPonto();
}

function mostrarBolinha(){
  circle (xBolinha, yBolinha, diametro)
}

function velocidadeBolinha(){
  xBolinha+=velocidadeXbolinha
  yBolinha+=velocidadeYbolinha
}

function colisãoBolinha(){
   if(xBolinha + Raio > width ||
     xBolinha - Raio < 0){
    velocidadeXbolinha *= -1

  }

  if (yBolinha + Raio > height ||
      yBolinha - Raio < 0){
    velocidadeYbolinha *= -1

  }
}

function mostrarMinhaRaquete(){
  rect(xRaquete , yRaquete , raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -=10;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete +=10;
  }
}

function verificaColisãoRaquete(){
  if (xBolinha - Raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - Raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + Raio && yBolinha + Raio){
    velocidadeXbolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect (x,y,raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function verificaColisãoRaquete(x, y){
   colidiu=
  collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, Raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXbolinha *= -1;
  }
}

function incluirPontos(){
  fill(255)
  text(meusPontos, 278,26)
  text(pontosDoOponente, 321,26)
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
  }
    }
solução!

Olá, Gabriel! Tudo bem?

Fiz algumas modificações em seu código. Sugiro que você não acentue suas variáveis e funções, pois isso é considerado uma má prática e possivelmente vai gerar problemas em seu código. Em seguida, eu apenas aumentei a sensibilidade de colisão da bolinha. Segue o código abaixo:

// Variavel Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let Raio = diametro /2

// Velocidade da Bolinha
let velocidadeXbolinha = 5;
let velocidadeYbolinha = 5;

// Variavel Minha Raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

// Placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

let colidiu = false

// Variavel Raquete Oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostrarBolinha();
  velocidadeBolinha();
  colisaoBolinha();
  mostrarMinhaRaquete();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisãoRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluirPontos();
  marcaPonto();
}

function mostrarBolinha(){
  circle (xBolinha, yBolinha, diametro)
}

function velocidadeBolinha(){
  xBolinha+=velocidadeXbolinha
  yBolinha+=velocidadeYbolinha
}

function colisaoBolinha(){
   if(xBolinha + Raio > width ||
     xBolinha - Raio < 0){
    velocidadeXbolinha *= -1

  }

  if (yBolinha + Raio > height ||
      yBolinha - Raio < 0){
    velocidadeYbolinha *= -1

  }
}

function mostrarMinhaRaquete(){
  rect(xRaquete , yRaquete , raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -=10;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete +=10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - Raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - Raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + Raio && yBolinha + Raio){
    velocidadeXbolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect (x,y,raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
   colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, Raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXbolinha *= -1;
  }
}

function incluirPontos(){
  fill(255)
  text(meusPontos, 278,26)
  text(pontosDoOponente, 321,26)
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 580){
    meusPontos++;
  }
  if (xBolinha < 15){
    pontosDoOponente++;
  }
    }

Bons estudos!