1
resposta

Mensagens de validação

Boa noite. Na classe Movimentacao, não foi inserido as anotações para fazer validação. Porém, no controller é feito a verificação se as validações estão OK e na view foi inserido a tag ValidationMessageFor. Para que as validações funcionem não seria necessário inserir também as anotações em cada propriedade da classe?

1 resposta

Olá Júlia, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno a sua mensagem.

Na verdade, para que as validações funcionem corretamente, é necessário sim inserir as anotações de validação nas propriedades da classe Movimentacao. As anotações de validação são responsáveis por definir as regras de validação para cada propriedade, como por exemplo, se um campo é obrigatório, se deve ter um tamanho mínimo ou máximo, entre outras regras.

Ao inserir as anotações de validação nas propriedades da classe Movimentacao, estaremos informando ao ASP.NET MVC quais são as regras de validação que devem ser aplicadas. Dessa forma, quando o controller realizar a verificação das validações, ele irá utilizar essas anotações para validar os dados recebidos.

Por exemplo, se tivermos uma propriedade chamada "Nome" na classe Movimentacao e quisermos que esse campo seja obrigatório, podemos adicionar a anotação [Required] acima da declaração da propriedade, como no exemplo abaixo:

[Required(ErrorMessage = "O campo Nome é obrigatório.")]
public string Nome { get; set; }

Dessa forma, quando o ASP.NET MVC for validar a classe Movimentacao, ele irá verificar se o campo Nome foi preenchido. Caso contrário, ele irá exibir a mensagem de erro definida na anotação [Required].

Portanto, não devemos esquecer de adicionar as anotações de validação nas propriedades da classe Movimentacao para que as validações funcionem corretamente.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software