2
respostas

Mão na massa: criando um post para seu trabalho

Prompt:
Tarefa:
Crie um post para o LinkedIn sobre como a Inteligência Artificial pode tornar a rotina de RH mais ágil, com foco na automação de tarefas repetitivas. Use linguagem profissional, mas acessível. Finalize com a hashtag #IAnaAlura.

Siga os passos abaixo:

1. Explique o contexto de forma clara e objetiva.
Diga como a IA vem sendo usada no RH para automatizar atividades como triagem de currículos, agendamento de entrevistas, envio de feedbacks ou análise de dados de engajamento. Dê 2 exemplos concretos.

2. Inclua uma reflexão pessoal em primeira pessoa.
Mostre como a automação pode liberar tempo para tarefas mais estratégicas e humanas, como desenvolvimento de pessoas, escuta ativa e cultura organizacional. Compartilhe uma visão pessoal (mesmo hipotética) sobre isso.

3. Conclua com uma pergunta ou chamada à ação.
Incentive colegas de RH a refletirem ou comentarem: “O que você já automatizou na sua rotina com IA?”, por exemplo.

4. Justifique suas escolhas antes de escrever o post final.
Explique por que escolheu esses exemplos, esse tom de voz e essa estrutura. Isso ajuda a entender o raciocínio por trás do conteúdo.

5. Gere 2 versões do post final:

• Uma com tom reflexivo e inspirador, mais voltado à transformação pessoal e do time.
  • Outra com tom direto e prático, voltado a quem busca eficiência imediata.
  • Depois, analise qual delas seria mais eficaz para engajamento no LinkedIn, considerando o público de RH.
2 respostas

Como a IA pode agilizar a rotina do RH?

A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa para a automação de tarefas repetitivas, e o RH pode se beneficiar diretamente disso.

Dois exemplos práticos:

1. Triagem de currículos: Use a IA para analisar rapidamente grandes volumes de currículos e identificar os candidatos mais qualificados, baseados em critérios definidos.

2. Agendamento de entrevistas: Automatize o processo de agendamento com ferramentas que gerenciam a disponibilidade de entrevistadores e enviam convites automaticamente, poupando horas do seu dia.

A automação não elimina o trabalho humano, mas permite que os profissionais de RH se dediquem a atividades mais estratégicas, como o desenvolvimento de talentos e a criação de programas de engajamento.

Qual tarefa você automatizaria no RH para ganhar mais eficiência?

Oii, João!
Na realidade atual da minha empresa, não temos uma alta demanda de vagas, o que me permite seguir com a análise de currículos de forma manual. Como ainda estou em fase de aprendizado sobre o uso da IA, não me sinto totalmente confortável em delegar essa parte do processo. Acredito que uma análise humanizada me dá mais confiança para avaliar os candidatos com atenção aos detalhes que, muitas vezes, a IA ainda não consegue captar.

Por outro lado, vejo grande valor na automação do agendamento de entrevistas, pois é uma etapa que costuma demandar bastante tempo, principalmente pela necessidade de aguardar o retorno dos candidatos, responder dúvidas sobre a vaga e alinhar a disponibilidade para a conversa.
Minha ideia seria manter a triagem sob minha responsabilidade e criar um assistente virtual que, ao receber os currículos selecionados, possa:

• Compartilhar as informações básicas do processo seletivo;
  • Verificar o interesse do candidato em participar;
  • Perguntar o melhor período para agendamento (matutino ou vespertino);
  • Sugerir horários disponíveis conforme a escolha do candidato.

Também alimentaria esse assistente com todas as informações relevantes sobre a vaga, para que ele consiga responder perguntas frequentes antes da entrevista. Um ponto essencial seria deixar claro que a conversa está sendo realizada com uma IA, sempre oferecendo ao candidato a opção de falar diretamente com o recrutador, caso prefira.
Acredito que esse tipo de automação tornaria minha rotina mais ágil, sem abrir mão da humanização nos momentos em que ela faz mais diferença.