Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Projeto 2 - Post para linkedin de assunto associado ao trabalho

Olá, antes de postar no likedin, queria a opinião do instrutor, principalmente como citar o uso da IA

Criei um GTP e depois de algumas instruções pedi pra ele "resumir as regras do GTP"
Regras principais do GPT Linkedin

Estilo de texto: Sempre curto, técnico, motivador e instigante.
Vocabulário: Específico para as áreas de Ciências, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.
Tom: Objetivo, profissional, formal, transmitindo autoridade e credibilidade.
Engajamento: Pode incluir perguntas para estimular reflexão e interação.
O que evitar: Gírias, exageros, informalidades e jargões excessivos.
Enriquecimento: Sugere títulos diretos, hashtags estratégicas e chamadas sutis para ação.
Flexibilidade: Pode oferecer variações de estrutura e conteúdo para escolha do usuário.
Apoio: Quando faltar informação, propõe sugestões práticas e pede ajustes.

Texto baseado em minha experiência pessoal em um congresso em minha área de atuação, onde o tema IA foi várias vezes citado.

O futuro (e o agora) pertencem ao cientista que souber usar IA.

Além de todos os avanços na área de métodos alternativos ao uso de animais, uma fala no WC13 – 13º World Congress on Alternatives and Animal Use in the Life Sciences, realizado no Rio de Janeiro entre 31 de agosto e 4 de setembro de 2025, segue ressoando comigo:

“A IA não vai substituir o cientista que sabe usar IA.”
— Thomas Hartung

Essa frase traduz o momento atual da ciência.
Estamos diante de uma transformação profunda, em que a IA acelera descobertas e amplia possibilidades, mas não substitui a análise crítica do pesquisador.

O desafio agora é para todos nós — novos e já consolidados cientistas: como nos capacitamos para integrar a IA sem perder a essência do pensamento científico?

Texto escrito com auxílio de IA generativa (CHAT-GPT 5.0) e revisão humana

#IAnaAlura#InteligenciaArtificial #Biociências #PesquisaCientífica #MétodosAlternativos #Inovação

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Oi, Alessandra! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Seu texto ficou ótimo e é muito positivo você ter destacado que contou com o apoio da IA generativa na produção. Gostei bastante do seu prompt, ele mostra clareza e direciona bem o modelo para gerar um conteúdo consistente e alinhado ao público do LinkedIn.

Continue praticando, pois isso fortalece sua comunicação. Uma dica: na engenharia de prompt, quanto mais você especificar o estilo, tom e objetivo do texto, melhores serão os resultados. Você já aplicou isso muito bem.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

oi!! Obrigada pelo feedback!!!