Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

looping e protótipos

Olá td bem, só gostaria de entender como executa o código, pois para ir atualizando as variaveis e o desenho ele deve ficar dentro de um looping, ou não? Por fim, não há uma ordem necessária para usar as funções? Por que nao precisa de protótipos? Excelentes aulas até agora, obrigado professor.

1 resposta
solução!

Olá, Anderson, tudo bem?

Para atualizar as variáveis e o desenho não será necessário criar um looping do zero, isso porque a função draw(), é uma função pré-pronta que vem na biblioteca do p5.js e que faz esse papel de renderizar os elementos infinitamente até que haja uma função que faça ele parar(que no nosso caso é o pause). Isso reforça o quanto é importante chamarmos as nossas funções responsáveis por essas atualizações dentro da função draw().

Quanto a ordem das nossas funções, elas podem ser chamadas de qualquer parte do programa quantas vezes desejarmos, portanto, a ordem não influenciará no funcionamento. No entanto, é recomendável seguir uma lógica de ordem de complexidade(da menor para a maior, de cima para baixo, respectivamente), para uma leitura de código fluída.

Caso esteja se referindo os protótipos a funções já prontas que vem no p5, ela nos ajuda a poupar o trabalho de fazer funcionalidades que já são comumente utilizadas. Mas nem sempre haverá funções que irão fazer a funcionalidade que queremos, por isso, teremos que criá-las, que foi o caso do nosso jogo.

Espero ter ajudado.

Reforço que estou à disposição para tirar dúvidas.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!