4
respostas

Login de usuario

Estou com a seguinte duvida, em uma aplicação eu poderia fazer a autenticação do usuario, pegando as informações do usuario ,assim que ele se loga com o servidor, e guardando alguns dados no localStorage do usuario, e sempre que ele quisesse fazer alguma requisição eu analisava o localStorage, sem precisar envia nenhum dado para o servidor referente ao usuario? ou seja isolando todo o codigo de autenticação e autorização no lado cliente?

4 respostas

Boa tarde Carlos. Poderia explicar melhor sua pergunta ?

Pelo que eu entendi da sua pergunta, o que você pode fazer é gerar no servidor um token para aquele usuário que se autenticou. (um código alfanumérico aleatório), e este código você guardaria no lado do cliente.

Então quando fosse necessário fazer uma requisição, o cliente mandaria esse código. Do lado do servidor, você validaria se o código é valido, e prosseguiria com a operação, já que pelo código você sabe quem é o usuário.

Por razões de segurança, o ideal é você controlar a data em que gerou esse código, e expirar ele periodicamente.

Boa tarde Carlos, se você não enviar nenhuma informação do usuário ao servidor, você não tem como recuperar informações do usuário ou salvar dados no registro do mesmo. No minimo você teria que passar um ID para o servidor acessar as informações do usuário que solicitou. Não sei se entendi bem sua dúvida.

é mais no quesito autorização exemplo, acabei de me logar, o servidor manda alguns dados para mim, por exemplo: login,imagem,id criptografado e o nivel de acesso(alguns dados que qeuro mostrar para o ususario idependente da pagina) , e os guardo no localStorage ou sessionSotage, então quero acessar uma pagina, porem como ja tenho o meu nivel de acesso pelo localStorage não preciso fazer uma verificação pedindo o dado do meu nivel de acesso para o servidor, então se ele tiver acesso ai eu mando meu id, e do lado servidor descriptografo ele e faço a busca, ou seja não preciso mandar dados para o servidor a cada pagina que acesso para que ele autentique o usuario para mim,só preciso mandar dados para o servidor quando quero pegar dados para determinado user, e quando o usuario desloga-se eu apagava os dados do meu storage

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software