Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Vale a pena ser Front-End?

Trabalho com TI, mas estou infeliz com a minha posição atual (sou administrador de usuários em ambientes de baixa e alta plataforma), então desde o começo do ano estou estudando front-end para tentar migrar de área, fazendo cursos aqui na Alura e Gustavo Guanabara, até o momento consegui ter uma base sólida de HTML e CSS, e estou iniciando os estudos em JavaScript.

Minha dúvida é: Vale a pena focar nessa área de front-end ainda? Parece que não vejo vagas para júnior, quando vejo são predominantes back-end ou fullstack. Como está o mercado meus amigos?

2 respostas

Olá, Antônio, como vai?

Primeiro, parabéns pela disciplina de já estar avançando pro JavaScript, isso é fruto de um trabalho consistente e mostra que você está levando essa transição a sério. Migrar de área dentro da própria TI é uma vantagem que você já tem, porque muita coisa do ambiente corporativo, lógica de processos e até mesmo familiaridade com terminal e sistemas você já carrega da sua experiência atual.

Sobre o mercado, é real que o front-end está mais concorrido hoje do que há alguns anos, e isso tem relação direta com o aumento de pessoas migrando pra área e com empresas priorizando perfis fullstack ou com conhecimento mais amplo. Isso não significa que a área não vale a pena, mas sim que só dominar HTML, CSS e JS puro dificilmente vai te diferenciar. O caminho costuma ficar mais forte quando você soma um framework como React, entende consumo de API, tem projetos reais no portfólio e consegue mostrar isso de forma clara no GitHub e no LinkedIn. Muita gente também entra no mercado através de vagas fullstack júnior justamente porque head de contratação valoriza quem transita entre as duas pontas.

Pensando no seu contexto, você já cogitou seguir também um pouco de back-end mais pra frente, pra ampliar suas opções de vaga sem abandonar o front-end como foco principal?

Bons estudos nessa nova etapa e lembre-se de que o fórum está sempre à disposição para ajudar no que for preciso.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Estou bem! Obrigado por perguntar

Certo, então é mais interessante talvez eu continuar na carreira Front-end React, e depois ter uma base de back end, ou migrar para a carreira Full-stack?

Isso é algo que estava pensando mesmo. Até por que estou cursando IA na FIAP, e talvez faça mais sentido ir para back-end, mas como tenho mais apreço pelo front-end, iniciei essa carreira.