Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Vale a pena ser Front-End?

Trabalho com TI, mas estou infeliz com a minha posição atual (sou administrador de usuários em ambientes de baixa e alta plataforma), então desde o começo do ano estou estudando front-end para tentar migrar de área, fazendo cursos aqui na Alura e Gustavo Guanabara, até o momento consegui ter uma base sólida de HTML e CSS, e estou iniciando os estudos em JavaScript.

Minha dúvida é: Vale a pena focar nessa área de front-end ainda? Parece que não vejo vagas para júnior, quando vejo são predominantes back-end ou fullstack. Como está o mercado meus amigos?

2 respostas

Olá, Antônio, como vai?

Primeiro, parabéns pela disciplina de já estar avançando pro JavaScript, isso é fruto de um trabalho consistente e mostra que você está levando essa transição a sério. Migrar de área dentro da própria TI é uma vantagem que você já tem, porque muita coisa do ambiente corporativo, lógica de processos e até mesmo familiaridade com terminal e sistemas você já carrega da sua experiência atual.

Sobre o mercado, é real que o front-end está mais concorrido hoje do que há alguns anos, e isso tem relação direta com o aumento de pessoas migrando pra área e com empresas priorizando perfis fullstack ou com conhecimento mais amplo. Isso não significa que a área não vale a pena, mas sim que só dominar HTML, CSS e JS puro dificilmente vai te diferenciar. O caminho costuma ficar mais forte quando você soma um framework como React, entende consumo de API, tem projetos reais no portfólio e consegue mostrar isso de forma clara no GitHub e no LinkedIn. Muita gente também entra no mercado através de vagas fullstack júnior justamente porque head de contratação valoriza quem transita entre as duas pontas.