Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Locale Resolver e SEO

Bom dia a todos, tudo bem ?

Estou no capítulo que trabalha internacionalização do app, e uma dúvida me veio em mente: se por padrão o properties acessado é o que o navegador informa ao Spring, teoricamente o google vai indexar a nossa página em inglês, correto ?

Há alguma solução para este caso ?

Obrigado pela atenção, abraços.

3 respostas

Oi Felipe,

é uma boa pergunta: eu diria que sim, nesse caso o navegador é o bot do google. se ele vem com locale em ingles, vai indexar em ingles.

normalmente há um link na pagina para alterar a locale pela interface (aqueles link com a bandeira do pais). se existem esses links, o bot também vai seguir eles e assim indexar as outras linguagens, ok?

abs

solução!

Oi Felippe, muito bem observado. A melhor referência para SEO de sites internacionalizados é do próprio Google: https://support.google.com/webmasters/answer/182192?hl=en

Mas vou tentar dar uma resumida aqui pra você. Basicamente o problema acontece da exata forma que você citou. Então, como resolver?

Muitos sites usam endereços diferentes para idiomas diferentes:

Por exemplo, a Dell faz com que cada domínio (.com, .com.br, .com.au, .ca, etc) responda com o idioma adequado. Assim, cada um desses sites vai ser indexado de forma independente.

Outros sites usam uma estrutura de subdiretórios na URL, como a Alitalia: https://beta.alitalia.com/en_us. Se você troca para italiano, ele vira https://beta.alitalia.com/it_it.

Ambas as estratégias resolvem o problema e fazem o site ser indexado em cada um dos idiomas.

Mas vale uma lida no link que passei, que é mega completo e detalhado.

Obrigado pelas respostas, abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software