1
resposta

Lidando com emoções

Geralmente sou uma pessoa bastante racional e tenho orgulho de quase sempre conseguir me expressar clara e calmamente.

Quando passo por situações desconfortáveis, geralmente identifico qual emoção estou sentindo, então me pergunto o quê quero fazer a respeito e, por último, quais as consequências de agir conforme meus desejos.

Caso essas consequências sejam negativas, como ferir os sentimentos de alguém, normalmente eu decido que é melhor que eu me acalme primeiro, reflita sobre como me comunicar de uma forma mais respeitável e só então retornar ao conflito, com a mente mais sã e as emoções não mais afloradas.

Por outro lado, caso eu decida que ainda posso manter o nível da conversa civilizado, eu continuo. Sempre tendo em mente meus prórpios limites e quando é a melhor hora de parar.

1 resposta

Olá, Jemyma, tudo bem?

Muito legal! Você já tem uma abordagem bastante madura para lidar com emoções em situações desafiadoras. Identificar as emoções, refletir sobre as consequências das suas ações e decidir como agir de forma mais respeitosa são passos fundamentais para uma comunicação assertiva.

Uma estratégia adicional que você pode considerar é a prática da escuta ativa. Isso envolve realmente ouvir o que a outra pessoa está dizendo, sem interromper, e tentar entender o ponto de vista dela. Isso pode ajudar a desarmar conflitos e promover uma comunicação mais aberta e honesta.

Continue com essa dedicação e conte com o fórum na sua jornada!

Abraços!