1
resposta

Lidando com Emoções

Eu só consigo me lembrar de algo desconfortável que fiz quando estava em um mini debate. Eu tenho a pura convicção do que estava falando e de que aquilo é a mais pura Verdade. Só que por chateação acabei chegando perto do "perder o controle". Fiquei assim por conta do nível em que os argumentos contrários estavam, não convincentes e alguns deles, sem sentido; percebia uma falta de conhecimento. Mas, fui indisplicente, além de ser arrogante e descontrolado, errei feio nesta parte. Eu preciso ouvir mais e aprender a manter a tranquilidade quando sou instigado sobre o assunto (o mesmo em que discorreu o debate supracitado), pois sei que, a tranquilidade, ou melhor, a assrtividade vai me ajudar a ter uma posição melhor, respostas mais sábias (por poder pensar melhor e mais claramente) e uma debate que não passe de uma mera discussão, cuja leve ao entendimento da Verdade. Manter a calma e matar, lieteralmente, o meu ego seria uma da estratégias, pois assim poderia ser mais assertivo e menos arrogante e viver num âmbito emocional e racional equilibrado. Além de viver uma instrução do meu Senhor sobre ter autocontrole. Outra estratégia, a qual ainda não tive coragem de por em prática, é a de perguntar sobre meu temperamento para colegas de faculdade e, principalmete, os meus pais, estes têm um convívio de anos comigo (risos).

1 resposta

Oii Felipe, como vai?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da sua análise sobre assertividade e controle emocional. Você identificou pontos importantes ao perceber como o ego e o impulso podem interferir na comunicação durante um debate. Reconhecer esses fatores e a necessidade de equilíbrio emocional é um passo valioso para construir diálogos mais produtivos e menos impulsivos.

Continue nesse caminho. Ouvir outras perspectivas e buscar feedback sobre seu temperamento, especialmente de quem convive bem com você, é uma ótima ideia.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!