1
resposta

Lançar Exceptions em vez de tratar o problema.

Minha duvida é referente o que é mais correto a se fazer (em um projeto real), no caso em que se tem o exemplo do saldo da conta ser insuficiente, uma Exception é lançada. Não seria mais correto em um projeto real eu tratar essa impossibilidade por um controller aplicando regra de negócio? ou lançar exception é algo comum a se fazer? Estou levando em conta que o professor fez dessa forma apenas para demonstrar o uso das exceptions, mas me surgiu essa duvida.

1 resposta

Marcelo, tudo bom?

Os cursos de programação costumam usar a Exception em exemplos mais simples para que os desenvolvedores criem o costume de colocá-las em seus códigos desde cedo. Respondendo a sua pergunta, sim, muitas vezes você pode fazer esse tratamento via código. Mesmo assim, você corre o risco de não conseguir saber tudo o que vai dar errado e é melhor ter uma mensagem mais amigável para o usuário quando isso acontecer. Acredite, desenvolvedor nunca vai saber 100% o que vai acontecer no seu código. E é justamente nessa "certeza" que mora o perigo.

Outro ponto, quando estamos trabalhando em sistemas maiores você vai cuidar de uma porção do código e não dele todo. Quando suas classes precisarem conversar com outras classe você não vai saber exatamente como aquilo vem, então é sempre bom se garantir.