Percebi que o jogo apresentou alguns problemas como não reconhecer a raquete do jogador mesmo o codigo estando de acordo com os videos e as vezes a bola fica presa com a raquete e adiciona muitos pontos sem necessidade, gostaria de saber como solucionar
Aqui esta o codigo final do jogo:
//variaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 15; let raio = diametro/2;
//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquetejogador let xRaquete = 5; let yRaquete = 150; let larguraRaquete = 10; let alturaRaquete = 90;
//variaveis da raqueteoponente let xRaqueteOponente = 585; let yRaqueteOponente = 150; let velocidadeYOponente;
//colisao entre bolinha e raquete let colisao = false;
//placar do jogo let pontosJogador = 0; let pontosOponente = 0;
//sons do jogo let raquetada; let ponto; let trilha;
function preload() { trilha = loadSound("trilha.mp3"); ponto = loadSound("ponto.mp3"); raquetada = loadSound("raquetada.mp3"); }
function setup() { createCanvas(600, 400); trilha.loop(); }
function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); colisaoBorda(); mostraRaquete(xRaquete, yRaquete); movimentaRaqueteJogador(); colisaoRaquete(); verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); movimentaRaqueteOponente(); verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); incluiPlacar(); marcaPonto(); }
function mostraBolinha() { circle(xBolinha, yBolinha, diametro); }
function movimentaBolinha() { xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }
function colisaoBorda() { if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){ velocidadeXBolinha *= -1; } if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *= -1; } }
function mostraRaquete(x,y) { rect(x, y, larguraRaquete, alturaRaquete); }
function movimentaRaqueteJogador() { if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; }
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; } }
function colisaoRaquete() { if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete) { velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function verificaColisaoRaquete(x, y) { colisao = collideRectCircle ( x , y , larguraRaquete , alturaRaquete , xBolinha , yBolinha , raio ) ; if(colisao) { velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function movimentaRaqueteOponente() { velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - larguraRaquete /2 - 40; yRaqueteOponente += velocidadeYOponente; }
function incluiPlacar() { stroke(255); textAlign(CENTER); textSize(16); fill(color(255, 140, 0)); rect(150, 10, 40, 20); fill(255); text(pontosJogador, 170, 26); fill(color(255, 140, 0)); rect(450, 10, 40, 20); fill(255); text(pontosOponente, 470, 26); }
function marcaPonto() { if (xBolinha > 590) { pontosJogador += 1; ponto.play(); }
if (xBolinha < 10){ pontosOponente += 1; ponto.play(); } }
e o link de acesso: https://editor.p5js.org/mariaeugenia907/sketches/AJpshAPxW