Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Javascript não reconheceu a variável "||"

eu estou começando agora e fazendo o curso iniciante para criar o jogo pong no java script, mas por algum motivo mesmo depois de fazer exatamente o que o professor falou eu não consigo programar a bolinha para colidir com a parede, parece que o programa não está entendendo o comando "||", alguem sabe o que pode ser?!

depois a mensagem de erro diz que alargura não esta definida e eu não sei o que significa

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Olá, Brian! Espero que esteja tudo bem com você!

É normal que esses erros aconteçam e estamos aqui para ajudá-lo nesta jornada.

Vamos lá.

Aparentemente a imagem com o código segue a lógica utilizada pelo instrutor. No entanto, é importante que eu consiga visualizar o restante do código, pois é comum o erro estar em outra parte dele. Nesse caso, você poderia enviar o link do p5 ou copiar e colar o código aqui no fórum?

Você pode copiar o link do navegador (como aparece na imagem) e colar aqui no fórum imagem com o link do p5 no navegador

Operadores


 

Outra coisa que é bastante importante é entender que o || no JavaScript é um operador lógico que significa OU , e não uma variável. As variáveis funcionam de forma diferente dos operadores e existem para que os programadores consigam guardar informações e depois utilizá-las no código

Dessa forma, o seu código diz o seguinte:


Se (o yBolinha for maior que a altura OU o ybolinha for menor que 0)
 { 
      inverta a velocidade de ybolinha 
 }

 

Código e funções


 

Pelo erro que você descreveu "erro diz que a largura não esta definida e eu não sei o que significa". Acredito que esteja faltando alguma informação que diga para o P5 que há uma tela/palco/background definida no ambiente de visualização.

Você poderia verificar no seu código se a function setup() está com os parâmetros corretos?

Vou enviar aqui o exemplo de código:


let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;

let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

function setup() {
    createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
    background(0);
    circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
    xBolinha += velocidadeXBolinha;
    yBolinha += velocidadeYBolinha;

        if (xBolinha > width || xBolinha < 0) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
    if (yBolinha > height || yBolinha < 0) {
        velocidadeYBolinha *= -1;
    }
}


Também vou deixar aqui alguns links para estudo sobre variáveis e Operadores em JavaScript, tudo bem?

Armazenando as informações que você precisa — Variáveis

Operadores Lógicos em JavaScript - MDN

Operadores Lógicos (Logical Operators) JavaScript

Espero que as informações tenham ajudado você, e caso as dúvidas continuem, só avisar por aqui que estamos à disposição!

Um abraço e bons estudos!