3
respostas

Interromper tomcat

Algumas vezes no eclipse, o tomcat não sobe reclamando que a porta 8080 já está sendo usada e quando isso acontece (como uso somente o tomcat de servidor), eu mato o processo pelo shutdown na pasta bin do tomcat. Porém, aconteceu comigo o mesmo problema utulizando o SpringBoot. Como eu faço para matar o processo do tomcat quando utilizo o spring boot?

Nota: Apenas para ficar bem claro, isso acontece quando paro o servidor e reinicio novamente. Não é sempre, mas é bem comum.

3 respostas

O tomcat, por padrão, usa a porta 8080 para subir. Se acontecer esse erro é pq algum serviço está usando a mesma porta.

No Spring Boot, vc pode alterar a porta usando o arquivo application.properties. O que deve ser trocado é:

server.port = 8090

Assim sua aplicação Spring boot vai subir na porta 8090

Lazaro,

Meu problema é que o próprio tomcat bloqueia a porta que está sendo usada. Quando paro o tomcat e subo novamente, às vezes isso acontece. Normalmente vou na pasta do tomcat e dentro da bin tem um arquivo shutdown e aí tudo volta ao normal. Porém, no SpringBoot não consigo fazer isso, visto que o tomcat não está em uma pasta externa.

Obrigado

Francesco, caso esteja usando windows pressione CTRL+SHIFT+ESC e procure pelo processo do java e mate-o, caso esteja usando linux abra o terminal e execute o comando, sudo netstat -tulpn | grep :8080, este comando irá mostrar um PID de um processo ai você executa o comando kill ou xkill neste processo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software