3
respostas

Integrar o projeto frontend com o backend

Desenvolvi uma API de CRUD com o Node.js + SQlite, e tenho um formulário em HTML, CSS e JS. Como faço pra juntar os dois projetos?

3 respostas

Olá, Queren!

Para integrar o projeto frontend com o backend, você precisa estabelecer uma comunicação entre eles. Existem algumas maneiras de fazer isso, mas uma abordagem comum é utilizar requisições HTTP para enviar e receber dados entre o frontend e o backend.

Primeiramente, você precisa configurar as rotas no seu backend para receber as requisições vindas do frontend. Por exemplo, se você tem um formulário de cadastro, você pode criar uma rota no backend para receber os dados desse formulário através de uma requisição POST.

No frontend, você precisa fazer a requisição para o backend utilizando uma biblioteca ou framework de requisições HTTP, como o Axios ou o Fetch API. Você pode enviar os dados do formulário como um objeto JSON na requisição.

No backend, você deve tratar a requisição recebida, processar os dados e realizar as operações necessárias no banco de dados. Em seguida, você pode enviar uma resposta de volta para o frontend, indicando se a operação foi bem sucedida ou não.

Por exemplo, supondo que você tenha um formulário de cadastro de usuários, você pode enviar uma requisição POST para o backend com os dados do usuário. No backend, você recebe esses dados, realiza a validação, salva no banco de dados e envia uma resposta para o frontend informando se o cadastro foi realizado com sucesso ou se ocorreu algum erro.

Lembre-se de tratar os erros de forma adequada no frontend e no backend, para que você possa fornecer um feedback adequado ao usuário.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Tem algum curso aqui na alura que pode me ajudar no projeto prático a desenvolver essa conexão? Ou algum video no youtube que você pode me recomendar? Porque acho que vou precisar de ajuda no código mesmo sabe? Tenho os dois projetos mas não entendo como fazer isso na prática porque é o primeiro projeto dessa complexidade que estou desenvolvendo.

Acredito que os cursos de Java aqui da plataforma, com spring, possam passar um pouco dessa visão, assim tu consegue ter uma vaga ideia, o lance é que no seu projeto, só você vai conseguir enxergar certinho os pontos de conexão sabe ?

https://cursos.alura.com.br/course/spring-mvc-thymeleaf-bootstrap (aqui faz os dois num mesmo projeto)