1
resposta

(Iniciante)Meu código não funciona no index

Bom dia. Sou iniciante e estou no curso Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript e eu estou literalmente copiando o código do curso, que no caso deveria aparecer no chrome quando abro o index. No entanto ele não abre, qualquer mudança que eu faça não aparece no index. Parece que o VS code não está conectado com o index. O que posso fazer?

1 resposta

1. Certifique-se de que seu HTML e JavaScript estão na mesma pasta

Dentro da pasta do seu projeto, a estrutura deve estar assim:

/meu_projeto
 ├── index.html
 ├── script.js

Se o arquivo script.js estiver dentro de uma subpasta, como por exemplo js/, você precisa referenciá-lo corretamente no HTML:

<script src="js/script.js"></script>

2. Confirme se o JavaScript está referenciado corretamente no HTML

No seu index.html, o script deve ser chamado antes do fechamento do <body>:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Teste JS</title>
</head>
<body>
    <h1>Teste JavaScript</h1>

<!-- Certifique-se de que o caminho do script está correto -->
    <script src="script.js"></script>
</body>
</html>

Se o script.js estiver no mesmo diretório do index.html, o código acima deve funcionar.

3. Verifique se o navegador está carregando o script corretamente

Abra o seu index.html no Google Chrome e pressione F12 para abrir o DevTools. Em seguida:

• Vá até a aba Console e veja se há algum erro.
  • Vá até a aba Network (Rede), atualize a página (F5) e veja se o script.js aparece carregado na lista.

Se aparecer um erro como "Failed to load resource", significa que o caminho do arquivo está errado.

4. Tente abrir o HTML usando um servidor local

Se você estiver apenas clicando duas vezes no index.html para abrir no navegador, algumas funções do JavaScript podem não funcionar corretamente. O ideal é rodar o projeto usando um servidor local:

Método 1: Usando a extensão Live Server

1. No VS Code, instale a extensão Live Server.
  2. Com o index.html aberto, clique com o botão direito e selecione "Open with Live Server".

Isso abrirá seu arquivo no navegador e atualizará automaticamente as mudanças.

Método 2: Rodando um servidor manualmente

Se você tiver o Node.js instalado, pode rodar um servidor local com:

npx serve .

Ou, se tiver Python instalado:

python -m http.server 8000

Depois, abra http://localhost:8000 no navegador.

5. Limpe o cache do navegador

Se as mudanças não aparecem, pode ser que o navegador esteja carregando uma versão antiga do arquivo. Para evitar isso:

• Pressione CTRL + SHIFT + R (ou CMD + SHIFT + R no Mac) para forçar a atualização da página sem cache.
  • No DevTools (F12), vá até a aba Network, clique em Disable cache e recarregue a página.

Se o problema continuar, me diz exatamente como você está abrindo o arquivo no navegador e se aparece algum erro no console do DevTools!