Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Impossível pontuar

Terminei, e está tudo funcionando bem, porém, a raquete adversária nunca erra.

Tentei alterar a parte do código que achei mais semelhante à programada no Scratch, que é a variável da distância entre o centro da raquete adversária e a bolinha, porém, ou ela sempre acerta, ou sempre erra. Foi passado com:

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raquetecomprimento /2 -30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
  }

Eu alterei o valor de 30 para 60 por exemplo, mas o adversário continua não errando. Podemos alterar o valor, mas ele altera só a distância que a bolinha toca do centro da raquete adversária, então em um determinado momento, ela acerta todas, ou erra todas, não tem um "meio termo" como no Scratch. Como posso "humanizá-la"? Li no outro post um aluno com o mesmo problema, e o moderador disse que ele precisaria "usar a imaginação", mas no meu caso, é meu primeiro contato com programação, tentei seguir alterando os parâmetros que entendi até aqui, e não deu certo.

Gostaria se possível uma indicação mais direta do que fazer, pois do jeito que está, nem posso apresentar o jogo pra ninguém, porque está injogável, o computador nunca perde!

Segue o link do projeto: https://editor.p5js.org/ferxnando/sketches/7P6jLMxVr

4 respostas

Verdade, estou com a mesma dificuldade!

Olá Fernando e Rubens, como vão?

Criamos uma atividade no curso para possibilitar o erro da raquete do oponente.

Você pode encontrar neste link.

Qualquer dúvida, podem perguntar no fórum que vamos ajudar.

: )

Olá Guilherme!

Segui tudo conforme descrito, porém, não funcionou. Não deu nenhum erro, o que quer dizer que ele está interpretando os comandos, porém, o computador continua não errando. Nem sequer dá indícios de erro, bate sempre exatamente no meio da raquete.

Sei que já concluí o curso, e que talvez este processo seja bem básico, mas é frustrante fazer 6 horas de curso, pro projeto final dar errado! Por isso a insistência! Gostaria muito de ver este problema solucionado!

Peço por gentileza, que acesse o meu projeto e me diga onde estou errando... revisei várias vezes, e não consigo encontrar onde estou errando!

Segue o link: https://editor.p5js.org/ferxnando/sketches/7P6jLMxVr

solução!

Fala Fernando, como vai?

O fórum da Alura é para isso mesmo, qualquer dúvida que tiver durante a execução deste ou qualquer outro projeto dentro da plataforma, conte sempre com a Alura que faremos o possível para ajudar.

Muito obrigado por ter compartilhado seu projeto e segue a solução:

• na linha 164, a atribuição na variável chance de errar está assim:
    chanceDeErrar =+ 1
  • Por gentileza, altere o código conforme o código abaixo e faça um novo teste:
    chanceDeErrar += 1

Desta forma, será possível pontuar. Espero ter ajudado e conte com a Alura!

: )