Percebo esse impacto em diversos aspectos do meu dia a dia. Desde o acompanhamento de saúde, como monitoramento do sono, ciclo menstrual e seus padrões — o que permite observar outros fatores relacionados ao bem-estar — até a prática de atividades físicas com aplicativos como o Strava.
Nos estudos, utilizo ferramentas como o Duolingo, que, por meio de notificações criativas e estratégias de engajamento, incentivam a manter uma rotina consistente e a atingir metas diárias. Além disso, plataformas de resolução de questões ajudam a identificar meu desempenho, mostrando percentuais de acertos e erros por disciplina, o que facilita direcionar melhor os estudos.
Também constato a presença dessas tecnologias nas redes sociais, onde os algoritmos entendem meus interesses e padrões de comportamento, personalizando o conteúdo que consumo. Por fim, aplicativos de organização e anotações contribuem para estruturar minha rotina, tornando minhas atividades mais produtivas e organizadas.
Vejo isso de forma bastante evidente, especialmente em plataformas de e-commerce, que utilizam dados para entender o perfil de consumo do usuário e, mais do que isso, criam estratégias que despertam novas necessidades. Isso acontece, por exemplo, em momentos estratégicos, como datas comemorativas ou eventos específicos, quando surgem promoções e cupons de desconto personalizados.
Além disso, noto essa criatividade em ambientes educacionais digitais, como cursos online, como este da Alura, que incorporam recursos de inteligência artificial para enriquecer a experiência de aprendizagem. Ferramentas que permitem transcrever vídeos, interagir com o conteúdo em tempo real e relacionar os temas estudados com situações do cotidiano tornam o processo mais dinâmico e envolvente, sem a necessidade de sair da plataforma.