2
respostas

Faça como eu fiz: conectando VLANS

Olá! Pessoal,

Segue o print do meu projeto de roteamento inter-vlans, atividade feita conforme passado pelo professor.

! Adicionei um roteador na inteface Fa3/1 do Switch_A.

Na ligação entre o Switch e o Roteador configurei a porta em Modo Trunk.
Na interface fa0/0, habiliteo com o o comando no shutdown
Criei as subinterfaces fa0/0.10 e a .20 de acordo com as vlans 10 e 20
Habilitei o protocolo de encapsulamento dot1Q em ambas subiterfaces e adicionei os endereços IPs.
Criei o servidor DHCP para vlan 10 e 20, para endereçar os PCs dos Laboratórios A e B.

Obs.: Esse tipo de roteamento de VLANs é chamado de Router-on-a-Stick.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Router-on-a-Stick: Requer apenas uma interface física para rotear o tráfego entre várias VLANs em uma rede. Obtém-se através de uma conexão tronco entre o switch e o roteador. Subinterfaces lógicas são configuradas no roteador correspondendo a cada VLAN para rotear o tráfego entre elas.

referência: https://community.cisco.com/t5/artigos-routing-switching/vlan-virtual-local-area-network/ta-p/5049725#U5049725

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas

Olá, Lúcio! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Observei que você explorou o conceito de subinterfaces para implementar o roteamento entre VLANs, utilizou muito bem o protocolo dot1Q para garantir a comunicação via trunk e ainda compreendeu a importância do servidor DHCP para automatizar a configuração dos dispositivos nas redes segmentadas.

Permaneça postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Ficou legal, obrigado por compartilhar!!