Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

[Reclamação] Aula problemática

Por que o professor não mostrou a configuração manual do Servidor de forma estática no próprio vídeo? Não sei se estou exagerando, mas penso que essa aula já deveria ter sido revisada. Pois isso aqui é uma buraco negro...

A aula parecia estar me empoderando, me elevando... até que percebi que era só a aceleração final antes do mergulho inevitável no abismo da incompreensão.

A aula parecia uma jornada empolgante, acelerando como se estivéssemos dominando o conteúdo — até que, perto do final, percebemos que estávamos sendo sugados direto para a singularidade de um buraco negro pedagógico. E não estávamos sozinhos: vários alunos estavam perdidos, tentando entender o que deu errado. O professor até interagiu com alguns, mas parecia acreditar que tudo era apenas distração nossa, como se o problema fosse falta de atenção e não a ausência de explicações cruciais. O vídeo, com sua aura de simplicidade, nos iludiu — como se bastasse seguir os passos e tudo se encaixaria. Mas não. Faltava um detalhe essencial, omitido como se fosse irrelevante, e isso gerou uma enxurrada de comentários. A ilusão de clareza virou um colapso coletivo de compreensão.

8 respostas
solução!

Olá amigo.
Virou um poeta filosofico agora?Tem futuro...
Sinto muito que esteja decepcionado.
Não tem o que eu possa fazer sobre isso.
Uma sugestão de amigo :
Não espere pelas respostas e que alguem venha te dar uma solução.
Senão corre o risco de ficar estagnado...
Devemos sempre ir atras das soluções e ser independentes.
Temos a documentação, foruns ,material complementar em sites como a Cisco e etc.
Então mão na massa e muita pesquisa é o caminho.
Encontre a resposta, preencha as lacunas e post aqui.
Seja uma referencia e não apenas mais um na multidão.
Comente ai alguma duvida.
Bons estudos.

Já resolvi o problema, Ronaldo.
Grato pelo feedback.

Para quem estiver com problemas neste ponto do curso e não estiver conseguindo acessar o servidor... O instrutor esqueceu de colocar no video que tinha-se que configurar o IP estático do servidor, e aparentemente a culpa agora é do aluno vendo o video e tentando realizar o tutorial... pq 'não pesquisa' nos foruns e/ou descobre sozinho a solução pros problemas e quer tudo 'mastigado'.
Graaaande postura!
Perdi um bom tempinho dialogando com meu querido chatGPT tentando verificar o que tinha dado errado... depois de alguns 'vai e volta' achamos o que faltava.

Solução:

Configure o IP estático do servidor

IP: 172.16.4.2
Máscara de Sub-rede: 255.255.254.0
Gateway: 172.16.4.1

A escola podeira colocar um patch 'errata', alertando os alunos do ocorrido e acrescentando essa informação.

Abc.

Olá, Pessoal

A configuração do servidor é obvia, no dia a dia, não esperem que o gestor ou colega de trabalho, vai dar tudo mastigado pra vocês, na área de tecnologia vocês vão precisar, desenrolar, correr atrás das soluções. Em outras aulas o professor fez configuração dos servidores, talvez ele já esperasse que o aluno já saberia configurar.

frustração e falta de clareza sejam bem vindos a área de TI. kkkkkk

Bons estudos!

Olá, pessoal!

A área de TI realmente exige autonomia, iniciativa e resiliência — ninguém discorda disso. Mas confundir isso com a ideia de que "frustração e falta de clareza" são bem-vindas é um equívoco perigoso. Aprender não deveria ser um exercício de adivinhação.

A configuração de servidores pode parecer "óbvia" para quem já domina o assunto, mas estamos em um AMABIENTE EDUCACIONAL, onde o objetivo é justamente ENSINAR e FORMAR. Pressupor que todos já sabem é ignorar a diversidade de níveis de conhecimento entre os alunos.

A verdadeira maturidade profissional está em compartilhar conhecimento, não em medir quem "desenrola" mais. A colaboração e a clareza são pilares da boa prática em tecnologia — e também da BOA EDUÇÃO.

Vamos continuar correndo atrás, sim. Mas que seja com propósito, apoio mútuo e respeito pelo processo de aprendizado de cada um.

Bons estudos a todos — com menos "kkkkkk" e mais empatia.

P.S.: Só um toque de linguagem — na frase "não esperem que o gestor ou colega de trabalho vai dar tudo mastigado pra vocês", o correto seria "vão dar", para manter a concordância com o sujeito composto. E também: "bem-vindos à área de TI", com hífen e crase. Clareza na comunicação também é parte da TI 😉

P.S.2: Agradeço, sinceramente, pela oportunidade de exercitar minha argumentação crítica e meu senso de justiça educacional. Nem sempre temos a chance de transformar um comentário presunçoso em um momento de reflexão coletiva — e, por que não, de aprendizado mútuo. Que venham mais debates assim, desde que com respeito e propósito.

Olá estudantes.
Manter a mente aberta e estar pronto para receber feedbacks positivos ou negativos é uma virtude.
Manter o auto-controle faz toda a diferença para estar dentro ou fora das oportunidades.
Meu objetivo aqui no fórum é dar dicas e sugestões para apoiar sua jornada.
O que o colega Lucio postou é uma verdade muitas vezes não dita mas que é uma realidade.
O profissional que quer alcançar sucesso e estabilidade precisa estar preparado para as adversidades.
Tem que se fazer valer!
Não vi nem uma ironia ou deboche no comentario do colega.
Apenas um fato que acontece muito .
Acredito que quem escolheu essa trilha é porque gosta de pesquisar e fuçar e já possui um conhecimento basico da area.
Para um bom andamento do curso não tem como o professor ficar repetindo conceitos que já foram ensinados.
Principalmente a configuração de um servidor onde encontramos uma centena de tutoriais por ai.
Confesso que esperava mais....
Muito estudo, dedicação e mão na massa e não se prendam apenas a um simulador.
Peguem maquinas reais e criem um servidor real , utilizem o docker para subir varias imagens e administrar containeres.
Saiam do basico e explorem ao maximo o que o mundo Devops tem a nos oferecer.
Bons estudos a todos e não esqueçam de fazer a avaliação.
Obrigado.

Caros colegas,
Meus comentários anteriores tiveram apenas um tom leve de provocação, voltado a estimular reflexão e troca de ideias. Não se tratava de decepção ou frustração pessoal.
Agradeço os retornos e sigo firme nos estudos e pesquisas (essa busca é o que fortalece nossa caminhada na área de TI).