Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Linux: Diferenças entre ip Publico e Local?

Ola meus amigos estudantes.
A diferença entre IP local e IP público está no alcance da rede em que cada um é utilizado.
O IP local é usado apenas dentro da sua rede doméstica ou empresarial, identificando dispositivos como seu computador ou impressora no Wi-Fi.
Ele não pode ser acessado diretamente da internet e costuma começar com 192.168, 10 ou 172...
Já o IP público é o que representa sua conexão na internet.
Ele é fornecido pelo seu provedor e é compartilhado por todos os dispositivos da rede ao acessar a internet.
Enquanto o IP local organiza e protege os dispositivos internamente, o IP público é o que torna possível a comunicação com servidores e sites na internet.
Para descobrir seu IP pelo terminal no Linux, você pode usar comandos simples.
Se quiser descobrir o IP local (o da sua rede interna), use o comando:

ip a

Procure pela interface que está conectada à rede, como wlan0 ou eth0.
Nela, aparecerá algo como inet 192.168.x.x, que é o seu IP local.
Para um resultado mais direto, use :

hostname -I

ou

ip -4 addr show | grep inet

Se quiser descobrir seu IP público, ou seja, o IP que sua rede usa para se comunicar com a internet, use :

curl ifconfig.me

ou:

curl icanhazip.com

Também é possível fazer isso com:

wget -qO- ifconfig.me

caso não tenha o curl instalado.
Entender a diferença entre IP local e IP público é essencial para diagnosticar problemas de rede, configurar servidores ou acessar dispositivos remotamente.
Como dica de segurança, evite expor serviços diretamente ao IP público sem proteção adequada, como firewalls e autenticação forte.
Mantenha seus dispositivos atualizados, use redes seguras e monitore o tráfego de rede caso suspeite de acessos não autorizados.
Conhecer seu IP e seu papel na rede é um primeiro passo importante para manter seu ambiente digital mais seguro e controlado.
Comente ai qualquer duvida.
Bons estudos.
Obrigado.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas
solução!

Oi, Ronaldo.

Agradeço por compartilhar.

Gostei da forma como você explicou a diferença entre IP local e IP público, destacando bem o papel de cada um na rede. A clareza na explicação e os exemplos de comandos ajudam muito quem está começando a explorar o Linux.

Continue praticando esses comandos no terminal e observando os resultados em diferentes redes.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Lorena.
Obrigado por seu feedback.
Até...