Olá, pessoal!
Gostaria de sugestões de extensions PHP, principalmente alguma que ajude a codificar nas convenções PSR, para o editor VSCODE.
Dicas de uso e atalhos que ajudem na produtividade com esse editor também são bem vidas.
Desde já, agradeço.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, pessoal!
Gostaria de sugestões de extensions PHP, principalmente alguma que ajude a codificar nas convenções PSR, para o editor VSCODE.
Dicas de uso e atalhos que ajudem na produtividade com esse editor também são bem vidas.
Desde já, agradeço.
Fala Caio, eu também uso VSCode e realmente é muito bom! Dá uma olhada nesse post para ver se te ajuda:
https://medium.com/@vitorrodrigues0201/plugins-de-php-para-vs-code-389b634edece
Oi Caio, tudo bem? o Visual Studio Code é, na minha opinião, o melhor editor gratuito para PHP, porém, recém-instalado ele não tem nenhuma vantagem, são os plugins que fazem a diferença.
O que eu faço no meu Visual Studio Code, quando eu instalo, eu coloco os seguintes plugins que para mim são essenciais:
PHP Debug Eu uso esta extensão para poder fazer uso do Xdebug direto no depurador do VS Code
PHP Intelephense Essa extensão é simplesmente a melhor extensão de PHP que tem no VS Code, as outras não chegam nem perto, se você tiver uma extensão chamada “PHP Intellisense” do Felix Becker, pode remover ela e instalar essa, você vai sentir uma diferença enorme.
PHP Code Sniffer Essa extensão é muito boa para identificar se o seu código está seguindo ou não as PSR de formatação de código, só que pra ela funcionar tem que ter o programa phpcs instalado, que eu já te ensino como fazer daqui a pouquinho.
Prettier Essa extensão é animal! ela não indica quais códigos seus não seguem padrões de PSR, mas ela corrige uma grande parte deles automaticamente para você! essa é uma extensão que eu to começando a usar agora e achando muito legal, recomendo demais mas precisa de umas configurações.
Agora pra configurar o VS Code, tem um monte de coisas que eu uso para ficar legal, vou passar aqui as configurações que eu coloco no meu settings.json:
"php.suggest.basic": false,Eu uso essa configuração para desativar o autocomplete padrão do VS Code, já que eu vou usar o intelephense essa configuração só atrapalha.
Agora para fazer o Prettier ficar super bacana, eu uso essas configurações aqui para ele formatar sozinho assim que você salvar o arquivo
"editor.formatOnSave": true,
"prettier.tabWidth": 4,
"editor.defaultFormatter": "esbenp.prettier-vscode",
"editor.formatOnPaste": true,
"php.validate.run": "onType",Para configurar o PHP Code Sniffer eu uso as seguintes configurações:
"phpcs.standard": "PSR2",
"phpcs.executablePath": "/home/giovanni/.config/composer/vendor/bin/phpcs",Nesse último, você vai ter que indicar o diretório do PHPCS no seu computador, se você não tiver ele instalado pelo composer de forma global, baixe ele nesse site.
E insira o diretório em que você salvou ele na configuração “phpcs.executablePath”
Agora por último, o Prettier precisa do NodeJS instalado, então instale o Node.JS no seu sistema, e abra a pasta de extensões do VS Code, no meu caso, o Linux, eu abro a seguinte pasta em uma linha de comando:
~/.vscode/extensions/esbenp.prettier-vscode-1.9.0No Windows, a pasta é a seguinte:
%USERPROFILE%\.vscode\extensions\esbenp.prettier-vscode-1.9.0Só fica atento que pode ser que essa versão 1.9.0 do final mude quando a extensão atualizar, mas não tem problema nenhum, ok? :)
Agora, com a linha de comando aberta nessa pasta, eu uso o seguinte comando para instalar o plugin de PHP no prettier:
npm install --save-dev prettier @prettier/plugin-phpCom isso, reinicie o VS Code e quando você abrir ele de novo, ele deve estar totalmente configurado, acredito não ter esquecido de nada que eu uso, e pra mim tem funcionado muito bem :)
Mas se você tiver qualquer dúvida Caio, manda aqui pra mim que eu te ajudo, esse é um editor muito legal para programar em PHP só que precisa de umas configurações que podem ser um pouco chatinhas de fazer, mas depois fica bem legal, principalmente com o Prettier.
Olá Giovanni! Obrigado pelas dicas. Irei aplicá-las concerteza.