Oi Caio, tudo bem? o Visual Studio Code é, na minha opinião, o melhor editor gratuito para PHP, porém, recém-instalado ele não tem nenhuma vantagem, são os plugins que fazem a diferença.
O que eu faço no meu Visual Studio Code, quando eu instalo, eu coloco os seguintes plugins que para mim são essenciais:
PHP Debug
Eu uso esta extensão para poder fazer uso do Xdebug direto no depurador do VS Code
PHP Intelephense
Essa extensão é simplesmente a melhor extensão de PHP que tem no VS Code, as outras não chegam nem perto, se você tiver uma extensão chamada “PHP Intellisense” do Felix Becker, pode remover ela e instalar essa, você vai sentir uma diferença enorme.
PHP Code Sniffer
Essa extensão é muito boa para identificar se o seu código está seguindo ou não as PSR de formatação de código, só que pra ela funcionar tem que ter o programa phpcs instalado, que eu já te ensino como fazer daqui a pouquinho.
Prettier
Essa extensão é animal! ela não indica quais códigos seus não seguem padrões de PSR, mas ela corrige uma grande parte deles automaticamente para você! essa é uma extensão que eu to começando a usar agora e achando muito legal, recomendo demais mas precisa de umas configurações.
Agora pra configurar o VS Code, tem um monte de coisas que eu uso para ficar legal, vou passar aqui as configurações que eu coloco no meu settings.json:
"php.suggest.basic": false,
Eu uso essa configuração para desativar o autocomplete padrão do VS Code, já que eu vou usar o intelephense essa configuração só atrapalha.
Agora para fazer o Prettier ficar super bacana, eu uso essas configurações aqui para ele formatar sozinho assim que você salvar o arquivo
"editor.formatOnSave": true,
"prettier.tabWidth": 4,
"editor.defaultFormatter": "esbenp.prettier-vscode",
"editor.formatOnPaste": true,
"php.validate.run": "onType",
Para configurar o PHP Code Sniffer eu uso as seguintes configurações:
"phpcs.standard": "PSR2",
"phpcs.executablePath": "/home/giovanni/.config/composer/vendor/bin/phpcs",
Nesse último, você vai ter que indicar o diretório do PHPCS no seu computador, se você não tiver ele instalado pelo composer de forma global, baixe ele nesse site.
E insira o diretório em que você salvou ele na configuração “phpcs.executablePath”
Agora por último, o Prettier precisa do NodeJS instalado, então instale o Node.JS no seu sistema, e abra a pasta de extensões do VS Code, no meu caso, o Linux, eu abro a seguinte pasta em uma linha de comando:
~/.vscode/extensions/esbenp.prettier-vscode-1.9.0
No Windows, a pasta é a seguinte:
%USERPROFILE%\.vscode\extensions\esbenp.prettier-vscode-1.9.0
Só fica atento que pode ser que essa versão 1.9.0 do final mude quando a extensão atualizar, mas não tem problema nenhum, ok? :)
Agora, com a linha de comando aberta nessa pasta, eu uso o seguinte comando para instalar o plugin de PHP no prettier:
npm install --save-dev prettier @prettier/plugin-php
Com isso, reinicie o VS Code e quando você abrir ele de novo, ele deve estar totalmente configurado, acredito não ter esquecido de nada que eu uso, e pra mim tem funcionado muito bem :)
Mas se você tiver qualquer dúvida Caio, manda aqui pra mim que eu te ajudo, esse é um editor muito legal para programar em PHP só que precisa de umas configurações que podem ser um pouco chatinhas de fazer, mas depois fica bem legal, principalmente com o Prettier.