Olá, boa noite a todos!
Não estou conseguindo descobrir porque não são "limpados" quatro caracteres para a direita quando o herói encontra a bomba (o asterisco) no meu programa abaixo. Isso deveria acontecer logo após executá-lo e digitar S (ir para baixo). Referência: vídeo 5 da aula 5 do curso de ruby 3. Quem puder ajuda, desde já agradeço pela ajuda.
fogefoge_main.rb
require_relative 'fogefoge'
inicia_fogefoge
fogefoge_ui.rb
def da_boas_vindas
puts "Bem vindo ao Foge-foge"
puts "Qual é o seu nome?"
nome = gets.strip
puts "\n\n\n\n\n\n"
puts "Começaremos o jogo para você, #{nome}"
nome
end
def desenha(mapa)
puts mapa
end
def pede_movimento
puts "Para onde deseja ir?"
movimento = gets.strip
end
def game_over
puts "\n\n\\n\n\n"
puts "Game Over"
end
heroi.rb
class Heroi
attr_accessor :linha, :coluna
def calcula_nova_posicao(direcao)
novo_heroi = dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [+1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, +1]
}
movimento = movimentos[direcao]
novo_heroi.linha += movimento[0]
novo_heroi.coluna += movimento[1]
novo_heroi #devolve a nova posicao
end
def direita
calcula_nova_posicao "D"
end
def to_array #devolve um array com as duas posições
[linha, coluna]
end
def remove_do(mapa)
mapa[linha][coluna] = " "
end
def coloca_no(mapa)
mapa[linha][coluna] = "H"
end
end
mapa3.txt
XXXXXXXXXXXXXXXXX
X FFF X X
X X XX X X X XX X
X X X* X X X
X X XXXX XXX XX
X XX X X
XXX XX XXX X X X
X X X X
X X X XXX FFF X
X X XXX XXX X
X X XXX X XXX X
X HXXX X X X X
XXX*FXXFX X X
fogefoge.rb
require_relative 'fogefoge_ui'
require_relative 'heroi'
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split "\n"
end
def encontra_jogador(mapa)
caractere_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha| #encontra o jogador
coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
if coluna_do_heroi
jogador = Heroi.new
jogador.linha = linha
jogador.coluna = coluna_do_heroi
return jogador
end
end
nil
#não achei!
end
def posicao_valida?(mapa, posicao)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
if valor_atual == "X" || valor_atual == "F" #se for um muro ou se for um fantasma
return false
end
true
end
def soma_vetor(vetor1, vetor2)
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end
def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
posicoes = []
movimentos = [[+1, 0], [0, +1], [-1, 0], [0, -1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes
end
def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
if posicoes.empty? #se posições é vazio, pára por aí
return
end
aleatoria = rand posicoes.size
posicao = posicoes[aleatoria]
mapa[linha][coluna] = " " #vai na posição atual do fantasma no mapa, e coloca um espaço em branco
novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end
def copia_mapa(mapa)
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end
def move_fantasmas(mapa)
caractere_do_fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def jogador_perdeu?(mapa)
perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end
def remove(mapa, posicao, quantidade)
if quantidade == 0
return
end
posicao = posicao.direita
if mapa[posicao.linha][posicao.coluna] == "X"
return
end
posicao.remove_do mapa
remove mapa, posicao, quantidade - 1
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa 3
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array #se a posicao não é válida (e o herói não anda)
next
end
heroi.remove_do mapa
if mapa[nova_posicao.linha][nova_posicao.coluna] == "*"
remove mapa, nova_posicao, 4
end
nova_posicao.coloca_no mapa
mapa = move_fantasmas mapa
if jogador_perdeu? mapa
game_over
break
end
end
end
def inicia_fogefoge()
nome = da_boas_vindas
joga nome
end