Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Explosão da bomba

Olá, boa noite a todos!

Não estou conseguindo descobrir porque não são "limpados" quatro caracteres para a direita quando o herói encontra a bomba (o asterisco) no meu programa abaixo. Isso deveria acontecer logo após executá-lo e digitar S (ir para baixo). Referência: vídeo 5 da aula 5 do curso de ruby 3. Quem puder ajuda, desde já agradeço pela ajuda.

fogefoge_main.rb

require_relative 'fogefoge'
inicia_fogefoge

fogefoge_ui.rb

def da_boas_vindas
    puts "Bem vindo ao Foge-foge"
    puts "Qual é o seu nome?"
    nome = gets.strip
    puts "\n\n\n\n\n\n"
    puts "Começaremos o jogo para você, #{nome}"
    nome
end

def desenha(mapa)
    puts mapa
end

def pede_movimento
    puts "Para onde deseja ir?"
    movimento = gets.strip
end

def game_over
    puts "\n\n\\n\n\n"
    puts "Game Over"
end

heroi.rb

class Heroi
    attr_accessor :linha, :coluna

    def calcula_nova_posicao(direcao)
        novo_heroi = dup
        movimentos = {
            "W" => [-1, 0],
            "S" => [+1, 0],
            "A" => [0, -1],
            "D" => [0, +1]
        }
        movimento = movimentos[direcao]
        novo_heroi.linha += movimento[0]
        novo_heroi.coluna += movimento[1]
        novo_heroi #devolve a nova posicao
    end

    def direita
        calcula_nova_posicao "D"
    end

    def to_array #devolve um array com as duas posições
        [linha, coluna]
    end

    def remove_do(mapa)
        mapa[linha][coluna] = " "
    end

    def coloca_no(mapa)
        mapa[linha][coluna] = "H"
    end
end

mapa3.txt

XXXXXXXXXXXXXXXXX
X   FFF  X      X
X X XX X X X XX X
X X X* X     X  X
X   X XXXX XXX XX
  X     XX  X   X
 XXX XX XXX X X X
  X         X X X
X   X X XXX FFF X
X X     XXX XXX X
X X XXX   X XXX X
X  HXXX X X   X X
XXX*FXXFX   X   X

fogefoge.rb

require_relative 'fogefoge_ui'
require_relative 'heroi'

def le_mapa(numero)
    arquivo = "mapa#{numero}.txt"
    texto = File.read arquivo
    mapa = texto.split "\n"
end

def encontra_jogador(mapa)
    caractere_do_heroi = "H"
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha| #encontra o jogador
        coluna_do_heroi = linha_atual.index caractere_do_heroi
        if coluna_do_heroi
            jogador = Heroi.new
            jogador.linha = linha
            jogador.coluna = coluna_do_heroi
            return jogador
        end
    end
    nil
    #não achei!
end

def posicao_valida?(mapa, posicao)
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size
    estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
    estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas

    if estourou_linhas || estourou_colunas
        return false
    end

    valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
    if valor_atual == "X" || valor_atual == "F" #se for um muro ou se for um fantasma
        return false
    end
    true
end

def soma_vetor(vetor1, vetor2)
    [vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end

def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
    posicoes = []
    movimentos = [[+1, 0], [0, +1], [-1, 0], [0, -1]]
    movimentos.each do |movimento|
        nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
        if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << nova_posicao
        end
    end
    posicoes
end

def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna) 
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]    
    if posicoes.empty? #se posições é vazio, pára por aí
        return
    end

    aleatoria = rand posicoes.size
    posicao = posicoes[aleatoria]    
    mapa[linha][coluna] = " "  #vai na posição atual do fantasma no mapa, e coloca um espaço em branco
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end

def copia_mapa(mapa)
    novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end

def move_fantasmas(mapa)
    caractere_do_fantasma = "F"
    novo_mapa = copia_mapa mapa
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
            eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
            if eh_fantasma
                move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
            end
        end
    end
    novo_mapa
end

def jogador_perdeu?(mapa)
    perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end

def remove(mapa, posicao, quantidade)
    if quantidade == 0
        return
    end
    posicao = posicao.direita
    if mapa[posicao.linha][posicao.coluna] == "X"
        return
    end
    posicao.remove_do mapa
    remove mapa, posicao, quantidade - 1
end

def joga(nome)
    mapa = le_mapa 3

    while true
        desenha mapa
        direcao = pede_movimento
        heroi = encontra_jogador mapa
        nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao    
        if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array #se a posicao não é válida (e o herói não anda)
            next
        end
        heroi.remove_do mapa
        if mapa[nova_posicao.linha][nova_posicao.coluna] == "*"
            remove mapa, nova_posicao, 4
        end
        nova_posicao.coloca_no mapa

        mapa = move_fantasmas mapa
        if jogador_perdeu? mapa
            game_over
            break    
        end
    end
end

def inicia_fogefoge()
    nome = da_boas_vindas
    joga nome
end
2 respostas
solução!

Oi Felipe,

Ele estoura os fantasmas próximos e não o muro. Se você apertar pra baixo verá que o fantasma do lado desapareceu. Ficará algo como:

XXXXXXXXXXXXXXXXX
X  FF    X      X
X X XXFX X X XX X
X X X* X     X  X
X   X XXXX XXX XX
  X     XX  X   X
 XXX XX XXX X X X
  X         XFX X
X   X X XXXF   FX
X X     XXX XXX X
X X XXX   X XXX X
X   XXXFX X   X X
XXXH XX X   X   X

O fantasma que estava do lado da bomba some, o muro não.

Abraço!

Obrigado Joviane! Agora tudo faz sentido.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software