Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Explorando a empatia virtual

Primairamente, devemos lembrar que uma comunicação virtual, pensando na perspectiva de troca de mensagens, é um ambiente onde a má interpretação do que está sendo dito tem mais chance de acontecer. Mas, vamos partir do pressuposto que a comunicação seja num ambiente como o Google Meet ou ZOOM, nos quais é possível ligar as câmeras, fazendo com que as pessoas demonstrem suas expressões faciais e até corporais também. Bem, desta forma, utilizar a CNV neste tipo de comunicação é viável, pois mesmo que uma reunião online não seja a mesma experiência que uma presencial, ainda assim é pssível realizar a prática da CNV, pois esta rompe as barreiras da tecnologia. Agora, refletindo na minha comunicação online, não posso dizer que aplico a CNV. Mas, pelo menos posso dizer que sou educado (risos), obviamente, não estou contando com a minha demora de responder as pessoas. Mas, creio que a aplicabilidade da CNV de forma online não seja difícil em comparação com o âmbito presencial.

1 resposta
solução!

Olá Felipe!

É muito interessante a sua reflexão sobre a aplicabilidade da Comunicação Não Violenta (CNV) em ambientes virtuais, especialmente em plataformas como Google Meet ou Zoom, onde podemos ver as expressões faciais e corporais das pessoas. Você está certo ao mencionar que, mesmo que uma reunião online não seja a mesma coisa que uma presencial, ainda temos a possibilidade de praticar a CNV.

Para aplicar a CNV de forma eficaz em ambientes virtuais, aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

1. Escuta Ativa: Mesmo em um ambiente virtual, é importante ouvir atentamente o que a outra pessoa está dizendo. Isso significa prestar atenção não só às palavras, mas também ao tom de voz e às expressões faciais.

2. Expressão Clara: Seja claro e direto em suas comunicações. Use frases que expressem seus sentimentos e necessidades de maneira não acusatória.

3. Empatia: Tente se colocar no lugar da outra pessoa. Mesmo que você não concorde com o que está sendo dito, reconhecer os sentimentos e necessidades do outro é um passo importante para a empatia.

4. Feedback Visual: Use a câmera para mostrar que você está engajado na conversa. Um simples aceno de cabeça ou um sorriso pode ajudar a transmitir empatia e compreensão.

5. Paciência com a Tecnologia: Entenda que atrasos ou falhas técnicas podem acontecer. Manter a calma e a paciência é essencial para não deixar que esses problemas interfiram na comunicação.

Lembre-se, a prática leva à perfeição, e cada interação é uma oportunidade de melhorar suas habilidades em CNV. Bons estudos!