Um dos maiores exemplos de branding que eu conheço é a Nestlé.
A empresa construiu uma identidade tão forte ao longo das décadas que, muitas vezes, basta ver uma embalagem, um logo ou até mesmo uma submarca como Nescau, Nescafé, Ninho ou Leite Moça para as pessoas associarem imediatamente à Nestlé. Esse nível de reconhecimento não acontece por acaso; é resultado de anos de construção de marca consistente.
O que mais me chama atenção é a capacidade da empresa de criar associações que vão além do produto. Quando uma marca consegue fazer com que seu nome seja reconhecido instantaneamente e desperte sensações, memórias e confiança apenas por estar presente, ela atingiu um nível de branding muito difícil de alcançar.
Um caso interessante é o da expansão do café no Japão. Em vez de focar apenas em vendas imediatas, a estratégia envolveu criar familiaridade com o sabor ao longo do tempo, ajudando a formar futuros consumidores. Isso mostra uma visão de marca de longo prazo, pensando não apenas no presente, mas em como influenciar hábitos e percepções por gerações.
Para mim, a Nestlé é uma referência porque demonstra que branding não é apenas publicidade ou design. É construir uma identidade tão forte que as pessoas reconhecem, lembram e confiam na marca quase automaticamente. Isso é o que transforma uma empresa comum em uma marca que atravessa gerações.