Olá Rafael, tudo bem com você?
Peço desculpas por demorar a lhe responder.
Uma alternativa que podemos usar é criar um arquivo no formato .exe para compartilhar com outras pessoas que não possuem o Python.
Um modo que podemos fazer isso é utilizando a biblioteca pyinstaller, deixo abaixo um passo a passo de como usá-la, para esse exemplo foi utilizado o terminal dentro do Pycharm.
Inicialmente devemos instalar a biblioteca via terminal, use o código abaixo:
pip install pyinstaller
Com a biblioteca instalada, devemos acessar a pasta onde está o arquivo que será convertido para .exe.
Agora devemos rodar a seguinte linha de comando no terminal:
pyinstaller --onefile nome_do_arquivo.py
Substitua nome_do_arquivo.py para o nome do seu arquivo; essa etapa pode demorar um pouco dependendo do tamanho do seu código.
Significados
- --onefile: Transforma o arquivo em um arquivo único.
- -w: Se o seu programa precisa de uma janela de interface, coloque o ‘-w’. Caso não seja informado, o programa irá rodar no prompt de comando.
Após executar o comando será criado duas pastas no diretório em que estamos trabalhando, sendo elas build e dist e um arquivo com o mesmo nome do arquivo original mas com outro formato: nome_do_arquivo.spec.
Como temos o objetivo de usar apenas o arquivo nome_do_arquivo.exe, podemos excluir a pasta build e o arquivo nome_do_arquivo.spec.
O nosso arquivo executável estará na pasta dist, basta copiarmos e compartilhar.
Para mais informações sobre o uso da biblioteca, recomendo a leitura desse artigo: Python and PyInstaller — Introduction and Troubleshooting em português: Python e PyInstaller — Introdução e solução de problemas. Caso tenha dificuldade com a língua, recomendo o uso do tradutor do navegador.
Em caso de mais dúvidas me coloco à disposição.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!