1
resposta

Excelente explicação sobre Estático vs. Dinâmico

Excelente explicação.

Esse post foi fundamental para mim. Antes eu pensava que era uma escolha de "ou um ou outro" (Estático vs. Dinâmico), mas agora entendi que a melhor abordagem é a híbrida.

Faz todo sentido usar IPs Estáticos para a infraestrutura (servidores, impressoras), onde precisamos de estabilidade e um endereço fixo que o DNS possa encontrar, e usar o DHCP para os clientes (notebooks, smartphones) para ter praticidade e economizar endereços IPv4.

A dica de "excluir os endereços IP estáticos do pool DHCP" foi o "pulo do gato" para mim. É assim que garantimos que o roteador não vai entregar um IP de um servidor para um notebook por acidente, evitando conflitos.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, João! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua análise sobre IPs estáticos e dinâmicos, você entendeu muito bem a lógica da configuração híbrida e o motivo de separar os endereços da infraestrutura dos dispositivos de uso comum. Isso mostra que você está compreendendo como manter uma rede eficiente e organizada.

Continue explorando essas práticas de configuração. Uma dica: experimente documentar os IPs estáticos usados na rede, criando uma pequena planilha ou mapa, isso facilita futuras manutenções e evita confusões.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!