Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Eu não entendi muito bem o que é um objeto.

verificando o código abaixo:

public class ContaCorrente {
    int numero;
    double saldo;
    int agencia;
 }
class programa{
    public static void main(String[] args){
        ContaCorrente paulo = new ContaCorrente(); 
}

Neste caso, paulo é a variável que está referenciando o objeto. que objeto é esse? É o endereço de memória da classe ContaCorrente? posso dizer que classes e objetos são a mesma coisa?

2 respostas

Olá Gleydson,

Objetos são instâncias da classe.

Podemos dizer que a classe é a forma e o objeto é o bolo, ou seja, o objeto tem todos os atributos (ou quase todos) preenchidos já, e não apenas é uma definição do que deve ser.

Outra analogia que podemos fazer é a seguinte: Uma classe seria o ser humano e objetos são cada uma de nós pessoas, as quais têm nome, peso, altura, cor, gênero etc.

a variável referência uma posição da memória que se encontra a instância de uma classe. o que referencia a classe em si é o nome dela especificado na criação da classe.

Sem os objetos você não consegue armazenar valores nos atributos.

Espero ter ajudado. Abraços.

solução!

Fala aí, Gleydson! Tudo certo, cara? =)

Essa confusão é bem comum e compreensível, mas vamos lá. =D

Uma vez me explicaram com uma analogia que achei bem válida: Uma classe é como uma receita de bolo. Com ela você consegue fazer bolos, certo? E, num cenário ideal, se você seguir a receita corretamente, você sempre terá o mesmo bolo, beleza? Já um objeto, seria como o bolo, de fato, ou seja, uma classe é como um molde para a criação de objetos! Conseguiu entender? =)

Como você apontou, paulo, no seu exemplo, é a variável que está apontando para o endereço na memória onde está o objeto do tipo ContaCorrente... Ahh, e um detalhe, você pode ter vários objetos em memória, cada um com uma variável responsável... Assim:

public class Programa {
    public static void main(String[] args) {
        ContaCorrente paulo = new ContaCorrente();
        ContaCorrente fabio = new ContaCorrente();
    }
}

Repare... No exemplo que eu dei temos dois objetos distintos, mas do mesmo tipo, ContaCorrente... e as variáveis que estão referenciando esses objetos são paulo e fabio... E aí, mais claro? =)

Espero ter conseguido lhe ajudar a entender isso, mas qualquer dúvida que possa ter restado, não hesite em perguntar aqui, no fórum, para que possamos continuar ajudando-o, ok?

Abraço e bons estudos,

Fábio

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software