Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Eu fiz a formula do exercício de um jeito mais simplificado, gostaria de saber se esta correta eu seguir dessa maneira

var tanque = 40;
var caminhoComGasolina = 480;
var consumoDaGasolina = 480/40;
document.write("O consumo da Gasolina é" + (480/40) + "Km/L" );

Eu gostaria de saber se dessa forma que escrevi esta correta, ja que essa forma seria mais fácil de compreensão. Outra pergunta! Porque não trocar a variável de caminhoComGasolina por Quilômetros e caminhoComAlcool por Quilometro percorrido com Álcool, não seria mais fácil de compreensão e assimilação do exercício proposto?

3 respostas

Boa noite Denise, essa maneira que você propôs, as variáveis 'tanque' e 'caminhoComGasolina' estão sendo inutilizadas, logo, isso dificulta a manutenção do código. Se precisar trocar a litragem do tanque por exemplo, desse modo vai ter que modificar em 3 lugares, já utilizando as variáveis só vai precisar modificar em 1 variável (tanque).

O correto seria:

var tanque = 40;
var caminhoComGasolina = 480;
var consumoDaGasolina = caminhoComGasolina/tanque ;
document.write("O consumo da Gasolina é" + (consumoDaGasolina) + "Km/L" );

Em relação aos nomes das variáveis, você pode utilizar qualquer qualquer nome que esteja caracterizando bem o que é aquela variável.

Bons estudos!!

solução!

Olá Denise como vai?

Está correta sim, muitas vezes podemos fazer de diveras maneiras e conseguir um mesmo resultado. Vejo que temos três pontos interessantes aqui, 1 - Einstein dizia que a forma de resolver um problema (a formula) era mais importante que o rsultado em si, o que significa que entender como funciona é mais importante que apenas achar o resultado final. É interessante que quando você faz de uma forma diferente da proposta isso demonstra que você conseguiu absorver o funcionamento de como as variáveis funcionam ao ponto de conseguir ir além de apenas reproduzir o que o professor está ensinando. 2 - Concordo plenamente que o nome da variável, se trocada faria mais sentido, e aqui é onde o online acaba perdendo um pouco pro presencial, no online o professor explica de uma forrma que acredite ser a melhor para passar para o aluno, as vezes explica de mais de uma maneira, mas quando está presencialmente, ele consegue receber este feedback de volta e adaptar seu ensino e se não houver um feedback do aluno, consegue perceber (no caso de um bom professor, claro) que o aluno precisa de uma explicação diferente ou sobre outro angulo, ou mais direta, ou menos direta etc. Isso pode ser reertido se o professor tiver contato com o aluno, como em um fórum como este, por exemplo. 3 - Por outro lado, o online nos tire do comodismo, fazendo com que tenhamos que correr atrás de mais informações e dá acesso a cursos e professores que não teriamos contato presencial etc. Se o tempo me ensinou algo é que só crescemos quando saímos da nossa zona de conforto. Parabéns por pensar além do óbvio na simplificação do código. Desculpe pelo textão, não resisti. Abraços.

Boa Tarde pode ser feito dessa maneira tbm ??

var caminhoComGasolina = 480
    var tanque = 40
    document.write("O consumo de gasolina foi de " + caminhoComGasolina / tanque + " km por litro" );

    document.write("<br>");
    document.write("<br>");
    var caminhoComAlcool = 300

    document.write("O consumo de alcool foi de" + caminhoComAlcool / tanque + " km por litro") ;

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software