1
resposta

Estrutura de pastas

Aqui na alura existe um curso focado em como arquiteturar minha aplicação? Estou estudando JS e vejo que no mercado tem muitas pastas por exemplo no rest api tem pasta controllers, repositories, services.. etc.

Onde posso aprender mais sobre isso ou qual o temos para eu pesquisar seria mesmo "arquitetura de aplicação?"

1 resposta

Oi, Junior, tudo bem?

É muito importante entender a estrutura de pastas e a arquitetura de uma aplicação, pois isso facilita a organização do código e torna o desenvolvimento mais eficiente.

Alguns tópicos que você pode pesquisar são:

• Arquitetura MVC (Model-View-Controller): É um padrão de arquitetura muito utilizado em aplicações web, que separa a lógica de negócio (Model), a apresentação dos dados (View) e o controle das ações do usuário (Controller). Isso ajuda a manter o código mais organizado e facilita a manutenção.

• Arquitetura de microsserviços: É uma abordagem arquitetural que divide uma aplicação em serviços independentes, cada um com sua própria lógica de negócio e banco de dados. Essa arquitetura permite escalabilidade, flexibilidade e facilita a integração com outras aplicações.

• Clean Architecture: É uma arquitetura que visa separar as regras de negócio das tecnologias utilizadas na implementação. Ela permite que o código seja mais testável, independente de frameworks e bibliotecas específicas.

Além disso, é sempre bom estudar boas práticas de organização de código, como separar as responsabilidades em diferentes módulos ou pacotes, utilizar padrões de nomenclatura claros e consistentes, e documentar bem o código.

Além disso, indico este Alura + que explica a diferença entre Design de código e Arquitetura de Software que pode ajudar nos seus estudos.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!